A terça-feira (29) será o primeiro dia com jogos simultâneos na Copa do Mundo do Catar 2022. Isso porque se inicia a rodada decisiva na fase de grupos, com duelos que vão terminar com a participação de metade das equipes no torneio. Ao meio-dia, a Holanda enfrenta o anfitrião eliminado, Catar, e o Equador disputa vaga nas oitavas com Senegal, pelo Grupo A.
O Grupo B será definido a partir das 16h, com enfrentamentos dentro das quatro linhas com grande retrospecto político: Estados Unidos contra Irã e Inglaterra contra País de Gales.
A seguir, GZH apresenta três destaques para ficar de olho ao longo do dia.
1) Valencia x Mendy
Artilheiro histórico do Equador com 38 gols, Enner Valencia, 33 anos, mantêm uma média de mais de um gol por jogo de Mundial — seis tentos em cinco apresentações — que já participou. Ainda que esteja se recuperando de uma torção no joelho sofrida no empate com a Holanda, ele é a principal esperança de gols dos latinos que buscam uma vaga nas oitavas de final contra o Senegal depois de dois bons jogos.
O atacante enfrentará um dos melhores goleiros do mundo Édouard Mendy, do Chelsea. Ele vive, porém, uma fase não tão boa quanto na temporada passada, que o levou ao prêmio da posição entregue pela Fifa. Embalado depois de eliminar o Catar por 3 a 1, o Senegal conta com o goleirão para segurar o ímpeto dos sul-americanos no duelo marcado para o meio-dia, no Estádio Internacional Khalifa.
2) Reino (não tão) Unido
O dia será marcado também por um confronto entre duas seleções do Reino Unido. O duelo entre País de Gales e Inglaterra será o primeiro em Copas do Mundo, embora a participação de mais de uma nação da monarquia britânica, liderada desde setembro pelo Rei Charles, no mesmo Mundial não seja novidade.
Em 1958, por exemplo, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales marcaram presença na principal competição entre seleções. Além do caráter histórico, o embate proporcionará um momento embaraçoso para o Príncipe William.
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o atual primeiro herdeiro do trono recebeu de seu pai o título de Príncipe de Gales. Ocorre que ele também acumula o cargo de presidente da Football Association, entidade que controla o futebol na Inglaterra. E aí? Quem será que terá a torcida de William?
3) Kane desencanta?
Atacante e um dos grandes goleadores ingleses dos últimos anos, o centroavante do Tottenham precisa ajudar mais seu time se quiser levar os britânicos adiante na Copa do Mundo. A classificação está matematicamente encaminhada, e o time se mostrou entrosado nas duas primeiras rodadas.
No duelo das 16h, no Ahmed Bin Ali, contra País de Gales, Harry Kane precisará mostrar que pode liderar tecnicamente a equipe que tem nele o homem mais próximo do gol adversário, ponto do gramado que ele até agora não conseguiu chegar. Em 2018 ele alcançou a média de seis gols em seis jogos, número que ainda pode ser igualado na atual edição, caso a seleção inglesa avance nas fases eliminatórias.