Nesta sexta-feira (6) começa a fase de quartas de final da Copa do Mundo e cada uma das oito seleções que ainda sonham com o título têm craques que podem fazer a diferença na hora do mata-mata.
Veja quem se destaca em cada equipe:
Uruguai - Luis Suárez
- Idade: 31 anos
- Altura: 1m82cm
- Posição: atacante
- Gols pela seleção: 53
Revelado pelo Nacional de Montevidéu, Luis Suárez transferiu-se para o futebol holandês em 2006, com 19 anos. No entanto, seu nome só passou a aparecer para o mundo em 2010, na Copa da África do Sul. Mas não por ter balançado as redes três vezes, como o fez. Nas quartas de final, contra Gana, o atacante usou a mão para impedir um gol adversário no último minuto da prorrogação. Asamoah Gyan desperdiçou a cobrança, Uruguai se classificou nos pênaltis e Suárez transformou-se em herói nacional.
O atacante do Uruguai é o maior artilheiro da Celeste, com 53 gols, e ainda se tornou o primeiro jogador do país a marcar em três Copas do Mundo diferentes. Nos gramados russos, Luisito voltou a mostrar que é um jogador decisivo. Foi autor do único gol da Celeste contra a Arábia Saudita, pela segunda rodada, e abriu o marcador na vitória por 3 a 0 contra os donos da casa. Se em 2010 era coadjuvante de luxo de Diego Forlán e em 2014 foi suspenso por morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, em 2018 busca mostrar que é capaz de conduzir o Uruguai a voos mais altos. Em quatro jogos na Copa, marcou dois gols, deu uma assistência e 103 passes.
França - Kylian Mbappé
- Idade: 19 anos
- Altura: 1m78cm
- Posição: atacante
- Gols pela seleção: 7
O ano de 1998 foi histórico para a seleção francesa. Em 12 de julho, dois gols de Zinedine Zidane e um de Emmanuel Petit determinaram uma goleada sobre o Brasil que garantiu aos azuis o seu primeiro título mundial. A 10 quilômetros de Paris, 162 dias depois, nascia Kylian Mbappé Lottin. O principal jogador da seleção francesa que disputa vaga na semifinal da Copa da Rússia nem era nascido quando o seu país ganhou o Mundial há duas décadas — uma lembrança ainda tão fresca na memória dos brasileiros que sofreram com a derrota no Stade de France.
A ascensão rápida de Mbappé é um dos seus atributos. Na Copa passada, enquanto a França era eliminada nas quartas de final pela Alemanha, o atacante tinha 15 anos e atuava nas categorias de base do Monaco — no ano anterior, havia trocado o pequeno Bondy, de sua cidade natal, com a esperança de se formar em um grande clube nacional. Hoje, aos 19 anos, é um astro do Paris Saint-Germain e foi o principal nome da França na vitória por 4 a 3 sobre a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo.
É ele que será, nesta sexta, a esperança francesa diante do Uruguai em busca da semifinal — que pode ser exatamente contra o mesmo Brasil derrotado pelos europeus meses antes do nascimento de Mbappé na última Copa do Século 20. A Copa de Mbappé começou bem, mas discreta. Com a camisa 10 que um dia foi de Zidane, o jogador marcou um gol na fase de grupos. Titular nas duas primeiras partidas, contra Austrália e Peru — em que marcou o gol da vitória —, foi poupado no jogo contra a Dinamarca e só entrou no segundo tempo. O grande jogo viria nas oitavas de final. Na partida histórica contra a Argentina fez dois gols e criou as jogadas que determinaram a vitória por 4 a 3 e a passagem para enfrentar o Uruguai nas quartas de final. Até agora, fez três gols, deu 84 passes e cinco chutes, todos no gol.
Brasil - Neymar Jr.
- Idade: 26 anos
- Altura: 1m75cm
- Posição: atacante
- Gols pela seleção: 57
A seleção com cinco títulos mundiais é regida por Neymar, estrela do Barcelona e do Paris Saint Germain. De jovem promessa a afirmação no Santos, onde venceu a Copa do Brasil de 2010 e a Libertadores de 2011, Neymar desembarcou em Barcelona em 2013. No mesmo ano, foi campeão da Copa das Confederações ao derrotar a Espanha por 3 a 0 no Maracanã. Aos poucos, foi se soltando e transformou-se, ao lado de Lionel Messi, o dono das ações ofensivas da equipe catalã.
Em solo espanhol, foi campeão nacional em 2015 e 2016 e da Liga dos Campeões de 2015 — além do título, ajudou a equipe com 10 gols na campanha, incluindo um na decisão contra a Juventus. Cansado de ser coadjuvante de Messi, o brasileiro buscou na França um clube para chamar de seu. Assinou com o PSG na transferência mais cara do futebol mundial. Na reta final de sua primeira temporada, fraturou o quinto metatarso do pé direito e assistiu aos jogos mais decisivos da equipe no departamento médico. Na Copa, tem dois gols, um marcado contra Costa Rica e outro no México, pelas oitavas de final, quando foi escolhido pela Fifa o melhor jogador da partida. Deu 217 passes e finalizou 24 vezes, metade no gol. É o jogador que mais chutou no alvo na Copa.
Bélgica - Eden Hazard
- Idade: 27 anos
- Altura: 1m73cm
- Posição: atacante
- Gols pela seleção: 24
Frente a frente na sexta-feira (6), na Arena Kazan, estarão dois candidatos a craque da Copa da Rússia. Se o Brasil tem Neymar, a busca pelo primeiro título mundial da badalada — e por vezes contestada — geração belga passa por Eden Hazard. O camisa 10 foi eleito pela Fifa o melhor jogador na partida contra o Japão — duelo que credenciou os diabos vermelhos para enfrentarem a Seleção Brasileira nas quartas de final do Mundial — e no confronto contra a Tunísia pela fase de grupos, quando fez dois gols.
Nas duas partidas, o jogador do Chelsea participou ativamente. Se contra os japoneses não fez gols, o meia acertou uma bola na trave e cruzou na cabeça de Fellaini no gol de empate dos belgas. Durante a Copa, ao ser perguntado sobre quem gostaria de enfrentar em uma eventual decisão, citou Brasil e França. E se não teve o pedido atendido, ao menos terá de bater os brasileiros nas quartas de final para, talvez, enfrentar a França na semi.
Certo é que a partida contra o time de Neymar já é considerada uma das mais importantes da história da Bélgica. E, para Hazard, a reação contra o Japão, transformando uma derrota de 2 a 0 em vitória por 3 a 2, deu gás ao time. Em solo russo, além dos dois gols, deu duas assistências, 122 passes e 11 chutes a gol, cinco no alvo.
Croácia - Luka Modric
- Idade: 32 anos
- Altura: 1m72cm
- Posição: meio-campista
- Gols pela seleção: 14
Meio-campista de 32 anos, Modric é considerado um dos melhores jogadores da história croata. Nos últimos seis anos, ajudou o Real Madrid a ganhar 12 títulos, sendo três edições da Liga dos Campeões. Capitão do time, é o grande líder da campanha croata nesta Copa do Mundo. Entretanto, contou com a sorte para não ser o vilão. Nas oitavas de final, errou uma cobrança de pênalti na prorrogação contra a Dinamarca e quase colocou tudo a perder. A falha levou o duelo para a decisão por pênaltis. Na segunda chance, o craque converteu e contribuiu para a classificação da equipe.
A jovem Croácia estreou em Copas do Mundo apenas em 1998. A guerra que dividiu e incendiou o país no começo dos anos 1990 fez Luka deixar seu vilarejo só com a roupa do corpo depois da morte brutal do avô. Fugiu, passou dias e noites escondido em bosques e montanhas, antes que a família ganhasse abrigo mais ou menos seguro em um hotel em Zadar. Com menos de oito anos, menino tímido e traumatizado, que despertava na madrugadas aos gritos, esquecia de tudo quando tocava na bola com um par de tênis quase destroçado por quilômetros de caminhadas.
Ao encarar os maiores sem temor, superar adolescentes parrudos, mobilizou os olheiros do NK Zadar. Aos 16, já defendia o Dínamo, da capital de Zagreb. Perto dos 33 anos, melhor jogador da história da Croácia, vestiu mais de 100 vezes a camisa da seleção. Seu pôster decora a parede de cada quarto de adolescente que come e dorme futebol na terra natal. Na Copa, fez dois gols, deu 255 passes e chutou sete vezes a gols, quatro destes foram no alvo.
Rússia - Mário Fernandes
- Idade: 27 anos
- Altura: 1m87cm
- Posição: lateral
- Gols pela seleção: 0
Mesmo entrando sem nenhuma expectativa, a Rússia conseguiu se classificar às oitavas depois da surpreendente goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita e da vitória por 3 a 1 sobre o Egito. Na última rodada da primeira fase, contra o Uruguai, perdeu por 3 a 0. Depois, para espanto de todos, conseguiu passar pela seleção espanhola, que era considerada uma das favoritas ao título. Naturalizado russo, o brasileiro Mário Fernandes, famoso por ter renegado a Seleção Brasileira, se encontrou no país da Copa.
Com 27 anos e há quatro temporadas no CSKA, é um dos destaques da seleção anfitriã do Mundial. O lateral nascido em São Caetano do Sul conseguiu a cidadania russa em 2017. Antes do Mundial, já havia feito quatro partidas pela seleção da Rússia.
Mário Fernandes surgiu no Grêmio, mas foi descoberto em quadras de futsal no ABC paulista e, depois, na base do São Caetano, pelo empresário Jorge Machado. A naturalização dele foi relâmpago porque o CSKA é o time de Vladimir Putin, que adora futebol e muito antes de Mário Fernandes admirava Daniel Carvalho, que até jantou no Palácio do Governo, a convite do próprio. No Mundial, deu uma assistência, 129 passes e recuperou 31 bolas.
Inglaterra - Harry Kane
- Idade: 24 anos
- Altura: 1m88cm
- Posição: atacante
- Gols pela seleção: 19
O atacante do Tottenham, aos 24 anos, é a grande esperança de gols inglesa no Mundial. O jogador joga tanto pelos lados, quanto como centroavante. Pela seleção, tornou-se titular durante as Eliminatórias para a Copa e foi o artilheiro inglês com cinco gols.
De contrato renovado com o Tottenham até 2024, foi artilheiro da Premier League na temporada de 2016/17, com 29 gols, e vice-artilheiro em 2017/18, com 30. Destaque do Ridgeway Rovers enquanto ainda atuava pelos times de base, Harry Kane chegou a ficar uma temporada pelo Arsenal, porém foi no grande rival de Londres que o atacante despontou no futebol inglês e mundial.
Pelo Tottenham, são mais de 200 partidas e a excelente marca de 140 gols, além de ser um dos principais jogadores da história dos Spurs. É o artilheiro da Copa com seis gols e nove arremates, seis no alvo.
Suécia - Emil Forsberg
- Idade: 26 anos
- Altura: 1m79cm
- Posição: meio-campista
- Gols pela seleção: 7
Emil Forsberg foi o grande nome da Suécia na vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, que colocou a seleção nórdica novamente nas quartas de final de uma Copa do Mundo após 24 anos.
O camisa 10 fez o gol do duelo e ainda mostrou muita disposição não apenas para armar as jogadas de ataque, mas também para ajudar na defesa.
Destaque do Red Bull Leipzig, da Alemanha, Forsberg vem tendo a responsabilidade de ser o principal jogador da Suécia desde a aposentadoria de Zlatan Ibrahimovic da seleção após a péssima campanha na Eurocopa 2016. Forsberg, na Copa, deu 86 passes e roubou nove bolas.