Os dois melhores jogadores do mundo, que juntos somam 10 Bolas de Ouro – prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa –, deram adeus à Copa do Mundo da Rússia neste sábado (30): em partidas válidas pelas oitavas de final, Messi foi eliminado do Mundial com a derrota da Argentina para a França por 4 a 3, enquanto Cristiano Ronaldo se despediu com o revés de Portugal para o Uruguai, por 2 a 1.
Eleito cinco vezes o melhor jogador de futebol do mundo, o craque argentino de 31 anos teve que adiar pela quarta vez seu sonho de conquistar a Copa. Isso se ele não se aposentar da seleção argentina, como se especula na imprensa argentina.
No total, Messi tem seis gols marcados em Copas. Quando ainda era um promessa do futebol de 18 anos, ele balançou as redes em Mundiais pela primeira vez na Alemanha, em 2006, contra a Sérvia e Montenegro. No entanto, a Argentina foi eliminada nas quartas de final para os anfitriões, nos pênaltis por 4 a 2. Em 2010, Messi passou em branco na Copa da África do Sul, e a Argentina foi eliminada novamente para a Alemanha, desta vez, por uma goleada por 4 a 0.
Na Copa de 2014, realizada no Brasil, Messi registrou metade de seus gols em Mundiais: ainda na fase de grupos, ele balançou as redes da Bósnia e do Irã e na vitória da Argentina por 3 a 2 contra a Nigéria, no Beira-Rio, o craque argentino marcou duas vezes. A seleção argentina chegou à final contra a Alemanha, sendo derrotada novamente para os europeus por 1 a 0.
Este ano, na Rússia, Messi desperdiçou um pênalti na estreia contra a Islândia, e a Argentina empataria em 1 a 1. Ele anotou um gol contra a Nigéria, na vitória de 2 a 1 de sua seleção na última rodada do Grupo D. Tendo passado em branco contra a França, Messi manteve a sina de nunca ter marcado em jogos de mata-mata da Copa.
É a mesma sina de Cristiano Ronaldo: eleito cinco vezes o melhor do mundo, assim como o argentino, o craque de 33 anos também nunca deixou sua marca em partidas de mata-mata da Copa. Em quatro participações, ele marcou sete gols.
O craque português balançou as redes em Mundiais pela primeira vez contra o Irã, em 2006, na Alemanha. Na ocasião, Portugal venceu por 2 a 0. Também foi seu único gol naquela Copa. Ele se machucaria na partida contra a Holanda, após sofrer uma pancada de Khalid Boulahrouz. A seleção portuguesa foi derrotada na semifinal para a França por 1 a 0 e foi superada na disputa de terceiro lugar para a Alemanha por 3 a 1.
Em 2010, na África do Sul, Cristiano Ronaldo deixou seu gol na goleada de Portugal sobre a Coreia do Norte por 7 a 0. E foi só. A seleção portuguesa encerrou sua participação ao ser eliminada para a Espanha nas oitavas de final por 1 a 0.
Na Copa de 2014, no Brasil, Cristiano Ronaldo marcou contra Gana, na vitória portuguesa por 2 a 1. No entanto, Portugal deu adeus ao Mundial ainda na fase de grupos.
O começo de CR7 na Copa da Rússia foi avassalador: marcou três vezes de Portugal no empate em 3 a 3 com a Espanha, logo na estreia. Ele fez o gol da vitória contra Marrocos, por 1 a 0. Depois, passou em branco no empate em 1 a 1 com o Irã, chegando a desperdiçar uma cobrança de pênalti, e na eliminação para o Uruguai.
Estando na casa dos 30 anos, tanto o craque argentino quanto o astro português podem ter disputado o último Mundial da carreira. Agora, resta esperar para ver se Messi e Cristiano Ronaldo voltarão à Copa de 2022, no Catar, e terão mais sorte.