Pela primeira vez um Gre-Nal disputado em solo brasileiro ocorrerá fora do Rio do Grande do Sul. Será neste sábado (22), às 17h30min, quando Grêmio e Inter se enfrentam no Couto Pereira, em Curitiba, pela 11ª rodada do Brasileirão.
O duelo entra para uma longa lista de ineditismos na história do clássico. Até hoje, já tivemos Gre-Nal em campo neutro, encontros em cidades gaúchas como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Rio Grande e Santa Cruz do Sul e até Grêmio x Inter no Exterior, mais precisamente em Rivera, no Uruguai.
Abaixo, GZH relembra outras primeiras vezes do principal clássico gaúcho:
Gre-Nal 1: o primeiro capítulo da rivalidade
A centenária história do clássico começou em 18 de julho de 1909. O placar foi histórico, afinal, o 10 a 0 para o Grêmio jamais foi repetido. Booth, cinco vezes, Grunewald, quatro vezes, e Moreira marcaram os gols do amistoso disputado na Baixada, o primeiro estádio do Grêmio, localizado no bairro Moinhos de Vento.
Gre-Nal 2: o primeiro oficial
O primeiro clássico válido por uma competição oficial foi em 17 de julho de 1910. A vitória foi do Tricolor, por 5 a 0, o que rendeu o título do Citadino de Porto Alegre, campeonato extinto em 1972.
Gre-Nal 3: o primeiro em campo neutro
O terceiro encontro foi realizado na Escola de Guerra, atual Colégio Militar, próximo da Redenção. O duelo, válido pelo Citadino, terminou com vitória do Grêmio por 10 a 1.
Gre-Nal 34: o primeiro nos Eucaliptos
Em 15 de março de 1931, o Inter inaugurava o Estádio dos Eucaliptos, no bairro Menino Deus, com uma vitória por 3 a 0 sobre o maior rival, em jogo amistoso, com três gols marcados por Javel. O local, palco da Copa do Mundo de 1950, foi utilizado pelo Colorado até 1969.
Gre-Nal 135: o primeiro no Olímpico
O Inter não se portou bem como convidado da festa de inauguração do Olímpico, em 26 de setembro de 1954. O Colorado aplicou uma goleada de 6 a 2, com destaque para Larry, autor de quatro gols.
Gre-Nal 156: o primeiro no Gauchão
Até 1960, o campeonato estadual era disputado de forma regionalizada. A partir de 1961, com equipes da Capital e do Interior unificadas, tivemos o primeiro Gre-Nal pelo Gauchão. Em 10 de setembro, a vitória foi do Inter, por 2 a 1, em pleno Olímpico.
Gre-Nal 161: o primeiro fora de Porto Alegre
A primeira cidade a sediar um Gre-Nal sem ser Porto Alegre foi Rio Grande, na zona sul do Estado. O amistoso realizado em 7 de setembro de 1962, no Aldo Dapuzzo, terminou com vitória gremista. O Colorado até saiu na frente com Flávio Minuano, mas levou a virada com gols de Elton e Marino para o Tricolor.
Gre-Nal 181: o primeiro por competições nacionais
Válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Gre-Nal 181 foi disputado em 5 de março de 1967 no Olímpico e terminou com vitória do Inter, por 2 a 0, com gols de Bráulio e Carlinhos.
Gre-Nal 189: o primeiro no Beira-Rio
Inaugurado em 6 de abril de 1969, o estádio recebeu o primeiro clássico 14 dias depois. Marcado por uma grande briga entre as equipes, o que culminou em várias expulsões mesmo em um amistoso, o clássico terminou empatado em 0 a 0.
Gre-Nal 201: o primeiro no Brasileirão
O primeiro encontro pelo Brasileirão ocorreu em 17 de outubro de 1971. Com gol de Sérgio, o Colorado venceu, por 1 a 0, no Beira-Rio.
Gre-Nal 316: o primeiro na Copa do Brasil
Os rivais se enfrentaram nas quartas de final da Copa do Brasil de 1992. Na ida, no Beira-Rio, empate em 1 a 1, placar repetido na volta, no Olímpico. Depois de avançar nos pênaltis, o Inter chegou ao título após bater o Fluminense na decisão.
Gre-Nal 384: o primeiro (e único) além da fronteira
Ainda que não tenha avançado pelo Mampituba (até o próximo sábado), o Gre-Nal já tem história no Exterior. Em 30 de janeiro de 2011, o Grêmio venceu o Inter no Atílio Paiva, em Rivera, pelo Gauchão, por 2 a 1. Guto, para o Colorado, e Bruno Collaço e Lins, para o Tricolor, foram os artilheiros do confronto em solo uruguaio.
Gre-Nal 397: o primeiro na Arena
O atual estádio do Grêmio recebeu o primeiro clássico em 4 de agosto de 2013. Em partida válida pelo Brasileirão, Grêmio e Inter empataram em 1 a 1. Leandro Damião marcou para o lado vermelho, enquanto Barcos, de pênalti, anotou para o lado azul.
Gre-Nal 424: o primeiro na Libertadores
Grêmio e Inter caíram no mesmo grupo na Libertadores 2020. No turno, o jogo disputado na Arena ficou no 0 a 0. A partida ficou marcada por uma briga generalizada, que terminou com quatro expulsões para cada lado.