Mesmo pressionado para voltar a vencer, o Grêmio pode se ver obrigado a preservar alguns jogadores diante do Fortaleza, no Castelão, nesta quarta-feira (19). Nos bastidores, existe a preocupação de chegar com titulares desgastados ou até lesionados para encarar o Gre-Nal, no próximo sábado (22), em Curitiba.
O planejamento inicial elaborado pela comissão técnica previa a escalação de um time misto para reserva nesta quarta. O que pode alterar a ideia é a necessidade de interromper a série de quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, que arrastou o Tricolor para a zona de rebaixamento.
— A gente está fazendo de tudo para que tenhamos o jogador sempre 100% para colocar em campo. Quem está mais desgastado, a gente segura para não perdê-lo para as próximas partidas. A gente tira o jogador porque o jogador não tem condições de entrar em campo — disse o técnico Renato Portaluppi ainda em Cariacica, no fim de semana.
A delegação chegou à capital cearense na noite desta segunda-feira (17) e, nesta terça (18) pela manhã, realiza no CT do Ceará o único treino antes do duelo pela 10ª rodada do Brasileirão. Portanto, não há muito tempo para descansar os jogadores e entrar em campo outra vez.
A única ausência certa até agora é Everton Galdino, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quatro jogadores que iniciaram as partidas contra Flamengo e Botafogo recentemente podem ser preservados: Dodi, Pavon, Cristaldo e João Pedro Galvão.
Já o zagueiro Rodrigo Caio, que teve o nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID), pode estrear. A dúvida é se já começaria como titular ou seria guardado para o segundo tempo, já que não atua desde dezembro do ano passado.