A busca do Grêmio por gols terá uma nova rodada de oportunidades. Quarta-feira (19), contra o Fortaleza, Renato Portaluppi dará chance a uma nova alternativa para ocupar o posto que Diego Costa vinha atuando até sua lesão muscular. JP Galvão, peça que teve a oportunidade na sequência recente, já deixou claro que não está em condições de ocupar o posto. Com a janela de transferências aberta apenas a partir do dia 10 de julho, e sem ter como inscrever reforços até lá, a solução terá que ser caseira.
A posição é uma dor de cabeça no Grêmio desde a saída de Suárez, no fim do ano passado. João Pedro Galvão e André Henrique começaram o ano como as opções, mas só com a chegada de Diego Costa é que a ida do uruguaio para o Inter Miami deixou de ser problema. As lesões, no entanto, reduziram a lista de alternativas. Diego, o titular, só deve voltar no fim de julho aos gramados. André Henrique também segue no departamento médico. E Galvão não decolou nas muitas oportunidades.
Após a derrota para o Botafogo, em sua entrevista coletiva, Renato confirmou que o momento deve ser de alterações. Mesmo que não tenha o rendimento como justificativa, a questão física também poderá ser utilizada para explicar a saída de João Pedro Galvão da equipe titular.
— Para quarta-feira, lógico que a gente pode ter mudanças neste setor (ataque). A gente sempre busca o melhor, até porque amanhã (segunda-feira) tem revisão médica — afirmou o treinador, logo após a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, quando questionado sobre a possibilidade de tirar João Pedro Galvão do time titular.
A lista de alternativas perdeu um nome para quarta. Everton Galdino levou cartão amarelo por uma discussão com Dámian Suárez e será desfalque contra o Fortaleza. O camisa 13 é quem mais teve chances recentes na função. Ele foi a campo contra o Bragantino e no último final de semana mais centralizado.
Uma das alternativas mais pedidas pela torcida, mas que ainda não recebeu muito tempo em campo, é Nathan Fernandes como camisa 9. O jovem trabalhou como ponta desde as categorias de base, mas teve uma experiência na posição durante a campanha do vice-campeonato gremista na Copa do Brasil Sub-20 no ano passado. Improvisado em seis partidas da competição, marcou cinco gols e foi o artilheiro do campeonato.
Em entrevista à GZH na época, o jovem falou sobre a improvisação. E do exemplo onde ele buscou referências para executar a função.
— Essa transição foi positiva. Jogava pela ponta, mas tivemos uma saída no grupo, e o professor perguntou se eu poderia fazer a função. Disse que queria jogar, e tenho entrado como centroavante. Venho ajudando com gols e assistências. Olhar os jogos do profissional e ver o movimentação do Suárez me ensinou bastante — afirmou Nathan.
Uma outra opção seria a improvisação de Pavon, que também não é um atacante de imposição física, na função. Na Argentina, o jogador atuou centralizado em algumas oportunidades. Mas nunca como um jogador de referência na área, e com a presença de um outro companheiro ao seu lado. Jardiel, da base, também não poderá ser aproveitado. O jovem sofreu lesão muscular e está em recuperação.