No domingo (17), quando a bola rolar na Arena, começará a ser escrito o 418º capítulo na história do mais empolgante clássico do futebol brasileiro. Esta história, você sabe, teve início nos primórdios do século passado. Em 18 de julho de 1909, o Grêmio recebeu o Inter na Baixada e aplicou uma impiedosa goleada por 10 a 0. O que os azuis não imaginavam era que o adversário daquele domingo, criado cerca de três meses antes, se tornaria um rival para a vida toda.
De lá para cá, gremistas e colorados se enfrentaram outras 416 vezes. Nascido no antigo campo localizado no bairro Moinhos de Vento, o clássico encontrou casa nos Eucaliptos e no Beira-Rio, no Olímpico e na Arena. Visitou o Interior e atravessou a fronteira com o Uruguai. Virou sinônimo de emoção e de rivalidade. Virou Gre-Nal.
Nestes quase 110 anos, a vantagem é vermelha: são 156 vitórias coloradas e 130 gremistas – o empate apareceu em 131 oportunidades. As redes foram balançadas 1.131 vezes, com 584 gols do Inter e 547 do Grêmio.
A partir desta quinta-feira (14), alguns dos momentos mais marcantes desta rivalidade centenária serão contados pelas vozes de David Coimbra e Luciano Potter no podcast A História dos Gre-Nais. O programa, que é produzido e apresentado por Raphael Gomes, terá episódios semanais, sempre às quintas. As ilustrações do projeto são de Gilmar Fraga.
Na estreia, David e Potter relembram o surgimento do clássico e o jogo do milésimo gol, marcado por Fernandão, em 2004. Participam como entrevistados Fernanda Bizzotto, viúva do eterno capitão colorado, e Joel Santana, treinador do Inter à época. A edição de áudio é de Rafael Lindemann.