Embora não esteja valendo taça, o Gre-Nal deste domingo (17), válido pela 10ª rodada do Gauchão, será envolto em mistério. Os treinadores não irão revelar com antecedência as escalações das equipes que pisarão no gramado da Arena. Ainda assim, já se sabe que poderá ser o batismo para 21 jogadores. Isso porque dez jogadores do Grêmio jamais disputaram o clássico. Do lado do Inter, são 11 atletas.
Obviamente, o maior número de estreantes em potencial está entre os contratados desta temporada. Dos seis reforços gremistas para 2019, apenas um já esteve em clássicos — o lateral Galhardo, ainda em sua passagem anterior, em 2015. Os outros cinco, não: Júlio Cesar, Rômulo, Montoya, Diego Tardelli e Felipe Vizeu. Este é o mesmo número de colorados recém chegados: Bruno, Rodrigo Lindoso, Neilton, Guilherme Parede e Tréllez (isso sem contar Matheus Galdezani, que rompeu os ligamentos do joelho sem ter jogado uma única vez).
Há também o caso dos garotos da base que, embora tenham disputado Gre-Nais em Eldorado do Sul ou Alvorada, jamais jogaram pelos profissionais. Destes, o colorado Nonato é quem desponta com favoritismo para estar em campo, já que o volante Patrick sentiu lesão diante do Alianza Lima, pela Libertadores. Os outros meninos do Inter que podem aparecer são o zagueiro Roberto, o meia Sarrafiore e o atacante Pedro Lucas. No Grêmio, são os volantes Darlan e Matheus Henrique.
Por fim, existem aqueles atletas que já estão há mais tempo nos clubes. Alguns já estiveram no banco de reservas, mas nunca jogaram o clássico. O maior exemplo é Paulo Victor, que assumiu a titularidade no gol gremista desde que Grohe foi vendido. Além dele, Paulo Miranda e Juninho Capixaba chegaram a ser relacionados, mas nunca atuaram. No Inter, casos parecidos foram vividos pelo zagueiro Emerson Santos e o volante Rithely.
Confira os jogadores que poderão estrear no Gre-Nal:
Grêmio (10): Paulo Victor, Júlio Cesar, Paulo Miranda, Juninho Capixaba, Rômulo, Montoya, Darlan, Matheus Henrique, Diego Tardelli e Felipe Vizeu.
Inter (11): Bruno, Roberto, Emerson Santos, Rodrigo Lindoso, Rithely, Nonato, Sarrafiore, Neilton, Guilherme Parede, Pedro Lucas e Tréllez.