A vontade de mexer na escalação agitou os pensamentos do técnico Renato Portaluppi durante a derrota para o Libertad, na última terça (12). Precisando melhorar o rendimento da equipe, o treinador pode fazer alterações no time titular já a partir do clássico Gre-Nal, no domingo (17). Nomes como Matheus Henrique, Jean Pyerre, Diego Tardelli e André despontam como possíveis alternativas.
— Algumas coisas têm que mudar no Grêmio. O meio-campo tem que ter mais mobilidade. Quando o adversário marca a saída dos dois volantes, termina o time. A estrutura da equipe sempre foi baseada no meio-campo. Só que essa estrutura envelheceu e caiu muito de produção. O meio precisa de mais agilidade e mais mobilidade — avalia Cassiá Carpes, técnico do Grêmio campeão gaúcho em 1993.
Para revitalizar o setor, o jovem Matheus Henrique, 21 anos, aparece como principal candidato. Os volantes Michel e Maicon não tiveram boa atuação contra o Libertad. O primeiro sofreu com câimbras. Já o capitão, aos 33 anos, na visão de Cassiá, não apresenta a mesma vitalidade de outros tempos.
— O Maicon não tem mais mobilidade para chegar à frente e voltar. E eu gosto muito do Matheus Henrique. O Renato poderia colocar o Maicon de primeiro volante, pois ele sabe marcar e tem um passe muito bom. Aí poderia ficar mais plantado, com o Matheus organizando aquilo que o Maicon não está conseguindo mais — completa.
A grande incógnita no time do Grêmio, no entanto, é o desempenho do meia-atacante Luan. Rei da América em 2017, o camisa 7 gremista foi mal nos dois jogos da Libertadores disputados até o momento, contra Rosário Central e Libertad. Em meio a isso, o garoto Jean Pyerre, 20 anos, surge como sombra.
— Um dos grandes desafios do Renato é recuperar o Luan, tirá-lo da zona de conforto e colocá-lo em uma zona de conflito. Um conflito positivo, de saber que alguém pode tirar a posição dele. Talvez seja o caso do Diego Tardelli neste momento. O fato é que o Luan precisa ser estimulado. O jogador que atua na frente do Michel e do Maicon precisa ter um pouco mais de dinâmica. Isso está faltando para o Grêmio neste momento — avalia a jornalista Ana Thaís Matos, comentarista do programa Troca de Passes, do SporTV.
Já o ex-centroavante gremista Gilson Cabeção, campeão da Copa do Brasil em 1994, também chama atenção para o mal momento de Luan. Porém, descarta a necessidade de mudanças bruscas na equipe.
— A minha única preocupação é saber o que está acontecendo com o Luan. Mas não acho que tenha que mudar tudo no time. O Grêmio vinha jogando bem. Terça (contra o Libertad) foi um dia em que tudo deu errado. Talvez, a única mudança possível seria colocar o Diego Tardelli no lugar do Felipe Vizeu. O Tardelli é um jogador muito inteligente e acima da média. Ele poderia inclusive fazer movimentação e trocas de posição com o Luan — opina Gílson.
Cassiá Carpes também é favorável à saída de Felipe Vizeu da equipe titular. Para o ex-treinador, a equipe gremista está sentindo a falta de Jael, negociado em fevereiro com o futebol japonês.
— O Jael segurava a bola, segurava a defesa adversária toda e aí dava tempo de os outros atacantes chegarem. O André não é o Jael, mas é mais fixo que o Vizeu. Eu colocaria o André na vaga do Vizeu. O Vizeu sai muito para os lados. O André é o que mais se assemelha ao Jael — pondera.
Renato Portaluppi prefere não confirmar se cogita mudar a equipe para o Gre-Nal. Contudo, foi muito sincero ao revelar que gostaria de ter feito mais substituições no jogo contra o Libertad.
— Tirei o Vizeu (no intervalo), mas eu poderia ter tirado outros quatro ou cinco, mas nessas horas temos de ter a cabeça fria. Algumas peças não estiveram bem — resumiu o treinador, após a partida.
Resta saber se, com a cabeça fria, Renato optará pelas mudanças nos próximos jogos. A começar pelo Gre-Nal.
Possíveis mudanças:
Michel ou Maicon — Matheus Henrique
Matheus Henrique poderia entrar no lugar de um dos volantes para aumentar a mobilidade do meio-campo
Maicon — Jean Pyerre
O time melhorou após essa troca ser realizada contra o Libertad. Jean Pyerre já atuou como volante e pede passagem.
Luan — Jean Pyerre
Luan vive má fase, enquanto Jean Pyerre vive momento de alta.
Felipe Vizeu — Diego Tardelli ou André
Felipe Vizeu foi substituído no intervalo contra o Libertad. Poderia dar lugar a Diego Tardelli, principal contratação de 2019, ou de André, que entrou em seu lugar contra os paraguaios.