Grêmio e Inter duelam no próximo domingo às 16h no Beira-Rio. O último Gre-Nal do ano reunirá duas equipes em fases diferentes na temporada. O Tricolor é terceiro colocado, com 44 pontos, enquanto o Colorado é 14º, com 29, e vem de eliminação para o Fluminense na semifinal da Libertadores.
Diante deste cenário, GZH consultou seus colunistas para saber quem chega melhor no confronto do próximo final de semana, válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Confira:
Cesar Cidade Dias
Este Gre-Nal é de difícil análise. A derrota do Inter na Libertadores faz o Grêmio ter mais tranquilidade no confronto e esse é um fator importante. Por outro lado, o fator local sempre deve ser considerado, o que ajuda o Inter. Jogo complicado, dos detalhes, das estratégias, mas ainda coloco o Tricolor com pequeno favoritismo por estar mais descansado fisicamente.
Diogo Olivier
Não acredito em favoritismo para Gre-Nal, um jogo que sempre aproxima os dois lados pela sua natureza. A menos que seja algo acachapante tecnicamente antes de um clássico, o que não é o caso. Entendo, aí sim, que o Grêmio tem mais chances de vencer pela questão física. Descansou a semana inteira, enquanto o Inter comeu o pão que o diabo amassou ao perder em seis minutos a chance de mais uma final de Libertadores.
Luciano Périco
Não gosto de falar em favoritismo no Gre-Nal. Tudo pode acontecer. Prefiro dizer que o momento do Grêmio é melhor, de calmaria, enquanto o Inter está ferido pela eliminação traumática da Libertadores. Além disso, o Colorado está muito desgastado nos quesitos físico e emocional. Enquanto isso, o Tricolor teve a semana toda para se preparar. Mas só veremos no campo se essas questões serão definitivas para o resultado.
Marcelo De Bona
A eliminação do Inter torna o jogo ainda mais imprevisível. Clássico norteado pelo comportamento colorado e isso só saberemos quando a bola rolar. Falo do aspecto psicológico e da estratégia. Penso que o Grêmio vai dar a bola ao time colorado. Os dois precisarão superar também seus maiores defeitos. O Inter deve aprimorar a capacidade de fazer mais gols e o Grêmio de sofrer menos gols.
Marcos Bertoncello
Inter. Tudo vai depender de como será a reação anímica do grupo colorado após a eliminação na Libertadores. Se mantiver o volume criado nas partidas contra o Fluminense, a vantagem é do time de Eduardo Coudet que, apesar das falhas, está melhor organizado do que a equipe de Renato Portaluppi. Além disso, o fator local sempre é um ponto desequilibrante na história do Gre-Nal.
Vini Moura
O favoritismo para o clássico Gre-Nal estava relacionado ao que poderia acontecer entre Inter e Fluminense na Libertadores. A eliminação colorada mudou tudo. O Inter embalado e fazendo grandes jogos na busca pela América tinha tudo para chegar ao clássico em alta. No campo, o time treinado por Coudet joga mais em relação a equipe de Renato. Mas a questão psicológica pode pesar a partir de agora já que o time foi desclassificado. O Grêmio tem todas as armas na mão diante da fragilidade mental dentro do Beira-Rio. Uma vitória colorada surpreenderia por conta do cenário que se desenhou.