Por si só o Gre-Nal tem a capacidade de definir os rumos dos dois times. A regra se aplica muito ao clássico do próximo domingo. Será uma partida para responder várias perguntas relacionadas ao futuro de Grêmio e Inter. O resultado vai determinar qual será o campeonato da dupla nos 12 jogos restantes do Campeonato Brasileiro.
A primeira questão está relacionada ao aspecto psicológico do Inter. Como o time colorado vai reagir quatro dias após o duro golpe da Libertadores? Considero o grupo maduro o suficiente para superar a eliminação e reconhecer que, apesar da derrota para o Fluminense, o time encontrou um bom nível de disputa e futebol apresentado.
Acima disso, está o questionamento sobre qual de fato é o campeonato da dupla Gre-Nal. O Inter com o foco exclusivo ao Brasileirão disputará o quê? Se vencer o clássico, o time colorado abre caminho para alcançar uma das vagas na Sul-Americana e, dependendo dos confrontos seguintes, até disputar uma das vagas indiretas na Libertadores. Por outro lado, se for derrotado no clássico, terá um final de campeonato apenas de luta contra o rebaixamento.
O clássico também vai dizer o campeonato do Grêmio. O peso de uma vitória consolida a disputa pelo título e a afirmação no G-4. Um tropeço, por outro lado, liga o alerta tricolor, especialmente por três fatos da semana. O Botafogo demitiu Bruno Lage, que não repetiu o bom trabalho dos técnicos anteriores. O Flamengo anunciou Tite e o Palmeiras foi eliminado da Libertadores, ou seja, foca a partir de agora exclusivamente no Brasileirão.