O Gre-Nal será apresentado para Enner Valencia neste domingo (8), no Beira-Rio. Principal referência ofensiva do Inter e ao mesmo tempo ele foi protagonista da eliminação colorada na Libertadores, o equatoriano incluirá mais um clássico em sua carreira.
O retrospecto de Enner Valencia em duelos locais engloba confrontos atuando por Emelec (contra o Barcelona), do Equador, Everton (contra o Liverpool), da Inglaterra, Tigres (contra o Monterrey), do México, e Fenerbahçe (contra o Galatasaray e Besiktas), da Turquia.
Valencia também vestiu a camisa de outros clubes, mas que não foram contabilizados aqui na pesquisa. O Pachuca, do México, por exemplo, não tem um rival à altura de ter um clássico. No caso do West Ham United, da Inglaterra, não houve confronto diante do Millwall, na tradicional rivalidade dos clubes que são vizinhos de bairro.
No total, são 28 jogos desse tipo na vida de Enner Valencia, com quatro gols marcados. Um deles no clássico de Guayaquil, entre Emelec e Barcelona, na temporada de 2012 pelo campeonato equatoriano, que terminou empatado em 1 a 1 no Estádio Monumental. Outros dois foram feitos pelo Tigres em dois empates diante do Monterrey, em 2017 e 2018, ambos no Estádio Universitário.
O último foi atuando pelo Fenerbahçe. Na derrota para o Besiktas por 4 a 2, em abril deste ano, o equatoriano balançou as redes de pênalti, diante de sua torcida. O jogo foi válido pelo campeonato turco.
Seu desempenho, nesses 28 clássicos, apresenta quatro vitórias e 13 derrotas, além de 11 empates (aproveitamento de 27,3%). No recorte recente, na Turquia, Valencia não saboreou nenhuma vitória nas nove partidas disputadas, diante do Galatasaray e Besiktas.
Enner Valencia em clássicos na carreira:
- 28 jogos
- 4 vitórias
- 11 empates
- 13 derrotas
- 4 gols
- 1 assistência