A saída de Leonardo Gaciba do comando da Comissão de Arbitragem da CBF segue repercutindo. O cargo será ocupado de forma interina pelo ex-árbitro Alício Pena Júnior. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta sexta-feira (12), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, se mostrou surpreso com a mudança, destacando o fato dela ter sido realizada próxima ao término da temporada.
— Os questionamentos acerca da acerca da arbitragem não surgiram ontem. A mim, me bateu um pouco estranho essa situação de mudar (em meio à temporada). Entendo que não era o momento. Por conhecer um pouco de gestão, não me parecia o momento adequado, faltando oito rodadas para o término da competição, fazer um movimento brusco como esse, que pode acarretar em novas orientações. Entendo que no meio da temporada não seria o adequado — comentou.
O dirigente explicou o pedido por uma reunião com o novo chefe de arbitragem da CBF. O encontro, conforme sugerido por Hocsman, contaria com a presença de todos os clubes que disputam a Série A do Brasileirão. A iniciativa foi apoiada por Grêmio, Inter e Juventude.
— Quando recebemos as informações envolvendo a mudança na direção da Comissão de Arbitragem nós propomos um diálogo, junto a CBF, com a nova gestão. Tomamos a iniciativa de conversar com o Dênis (vice de futebol do Grêmio). Liguei também para o Barcellos (presidente do Inter) e para o Walter Dal Zotto Jr. (presidente do Juventude), questionando a respeito desta intenção — pontuou, destacando o objetivo da solicitação:
— Não sei se vai acontecer ou não. Solicitamos que fosse feito um encontro entre os 20 clubes da Série A e o novo comando da arbitragem. Se tem uma mudança de comando, com a manutenção dos demais membros, especialmente em meio à temporada, a gente precisa entender o que levou a essa mudança.