Com a saída de Leonardo Gaciba da Comissão Arbitragem, decisão que foi anunciada pela CBF nesta sexta-feira (12), o cargo será ocupado de forma interina pelo ex-árbitro Alício Pena Júnior. Em entrevista ao programa Hoje dos Esportes, da Rádio Gaúcha, ele falou sobre as principais medidas que pretende implementar visando a reta final do Brasileirão.
— Nós vamos tentar reduzir o número de árbitros que estão sendo utilizados nesta reta final para que se possa ter uma qualidade maior em todos os jogos. O fato da Série B estar se encerrando facilita isso — destacou.
Alício Pena Júnior também anunciou que os árbitros escalados para partidas do Brasileirão passarão por uma reciclagem, que tem como objetivo reduzir erros e afinar critérios de atuação.
— Vamos trazer os árbitros ao Rio de Janeiro para um regime de concentração, de foco total na arbitragem, para dar total tranquilidade. O que mais pesa neste momento é o ambiente de pressão. É isso que queremos, diminuir a pressão, dar uma afinada nos critérios e tentar terminar a competição bem — ressaltou.
A dependência do VAR também foi tema de análise do novo chefe da arbitragem brasileira:
— O objetivo de trazer os árbitros (para um regime de concentração) é exatamente esse, de trabalhar a tomada de decisões corretas. Vamos trabalhar para o árbitro atuar com maior independência do VAR. Com um árbitro bem posicionado, com bom condicionamento físico e com um bom ângulo de visão, a possibilidade dele decidir corretamente é maior. Queremos focar nisso para que se diminua a dependência do VAR.
Por último, Alício Pena Júnior elogiou a medida de CBF, que desde as últimas rodadas da competição nacional tem divulgado os áudios com o diálogo dos juízes durante decisões tomadas com o auxílio do VAR.
— A liberação dos áudios é algo que está sendo feito para dar ainda mais transparência ao processo. Com o objetivo de dar transparência, isso está sendo feito sem nenhum corte, sem nenhuma edição. Temos dois compromissos. O didático, de que as pessoas conheçam melhor o processo, e o de dar total transparência. O que acontece durante o processo de revisão está sendo mostrado ao público — concluiu.