O caso Pedro Henrique está definitivamente encerrado. Nesta quinta-feira (4), foi publicado um despacho da Procuradoria-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que manteve o arquivamento da Notícia de Infração aberta contra o Sport, depois de nove clubes recorrerem da decisão divulgada no fim do mês de outubro. Assim, o clube pernambucano não corre mais o risco de perder pontos por uma suposta escalação irregular do atleta.
Entre os interessados na reabertura do processo estava o Grêmio, que, ao lado de América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Bahia, Juventude e Santos, reclamava que o zagueiro já havia disputado sete partidas pelo Inter, antes de ser emprestado ao time de Recife. O argumento levava em consideração o fato de o jogador ter levado cartões amarelos no banco de reservas em duas rodadas do Brasileirão e ter entrado em campo cinco vezes. Na Ilha do Retiro, Pedro Henrique foi escalado em mais quatro oportunidades.
Responsável pela nova análise, o procurador-geral Ronaldo Piacente manteve o entendimento de que não houve irregularidade: "Considera-se como atuação o ato de iniciar a partida na condição de titular ou entrar em campo no decorrer da mesma como substituto", diz o documento.
Atualmente, o Sport figura na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 30 pontos — a três pontos do Bahia, primeiro clube fora do Z-4. Duas posições abaixo, em penúltimo, aparece o Tricolor, com 26 pontos.