O Grêmio decidiu recorrer da decisão da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) envolvendo o zagueiro Pedro Henrique, do Sport. Porém, o Tricolor não tem esperança pela reversão do processo, que ocasionaria a perda de pontos do clube pernambucano que, atualmente, figura em 18º lugar na tabela do Brasileirão.
— O recurso que o Grêmio fará tem caráter meramente protocolar. Não há nenhuma possibilidade de reverter a situação. Chance zero — atestou o vice-presidente jurídico Nestor Hein, em contato com a reportagem de GZH.
Em comunicação enviada nesta quarta-feira (27), a procuradoria do STJD manifestou que não houve irregularidade na escalação do defensor, uma vez que o Regulamento Específico da Competição (REC) prevalece sobre o Regulamento Geral das Competições (RGC).
Ao todo, nove clubes ingressaram com uma Notícia de Infração contra o time de Recife. Além do Grêmio, assinaram o pedido América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Juventude e Santos.
A alegação é de que o atleta havia sido utilizado em sete partidas do Inter no campeonato, ultrapassando o limite de seus jogos para se transferir por empréstimo a outro clube. Depois de ser contratado pelo Sport, atuou em quatro partidas (empates com Athletico-PR e Chapecoense, e derrotas para São Paulo e Fortaleza).
Assim, a equipe pernambucana, caso punida, perderia os dois pontos conquistados nas partidas em que ele foi utilizado, sendo ultrapassado pelo Tricolor, que hoje é o penúltimo colocado na tabela de classificação.