Mesmo sem entrar em campo, o Grêmio sofreu mais um duro golpe na noite desta quarta-feira (27). Em partidas atrasadas da 23ª rodada do Brasileirão, Santos e Bahia pontuaram, aumentando para seis pontos a distância do Tricolor para o 16º lugar.
Pela projeção atual, o time gaúcho estaria obrigado a vencer a metade dos jogos que restam para escapar do rebaixamento. Com 38,1% de aproveitamento, santistas e baianos fazem com que a projeção para o Tricolor permanecer na Série A seja de 44 pontos – Grêmio alcançaria este patamar com mais 18 pontos (seis vitórias).
O Santos deixou o Z-4 ao bater o Fluminense por 2 a 0, na Vila Belmiro. Ironicamente, os gols foram marcados por jogadores que passaram pela Arena recentemente: o lateral Madson e o atacante Diego Tardelli. Já o Bahia buscou o empate por 1 a 1 com o Ceará, na Arena Fonte Nova, com golaço de Gilberto. Assim, os dois clubes, que são os primeiros a aparecer fora do Z-4, alcançaram 32 pontos em 28 jogos. O Grêmio tem 26 pontos em 26 partidas.
O efeito imediato disso é que, mesmo que vençam o Palmeiras neste domingo (31), os comandados de Vagner Mancini não conseguirão deixar a zona de rebaixamento neste fim de semana. É possível uma nova chance de saída do Z-4 após recuperar o jogo atrasado contra o líder Atlético-MG, no dia 3, no Mineirão. Mas desde que resultados paralelos também ajudem.
Para se ter uma ideia da dificuldade da missão até o final do campeonato: por enquanto, a equipe gremista foi capaz de vencer sete vezes em 26 partidas. Com os cinco empates, alcançou um terço dos pontos. Agora, terá de somar 50% da pontuação restante.
Confira os jogos que restam para o Grêmio:
Palmeiras (C)
Atlético-MG (F)
Inter (F)
Fluminense (C)
América-MG (F)
Bragantino (C)
Chapecoense (F)
São Paulo (C)
Bahia (F)
Corinthians (F)
Atlético-MG (C)
Flamengo (C)*
* Jogo atrasado do primeiro turno e que ainda não tem previsão de encaixe no returno