Sob chuva intensa no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, Grêmio e Inter empataram em 2 a 2 pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta segunda-feira (26). A partida foi marcada por divididas e faltas fortes, principalmente no segundo tempo, quando o gramado tinha poças que dificultavam o desenvolvimento do jogo. O resultado faz o Colorado estacionar na nona colocação e o Tricolor seguir na terceira.
Apenas um dos quatro gols saiu de jogada de bola rolando, o primeiro da partida, do Grêmio, marcado por Rubens. Depois, a bola parada proporcionou o empate de Juan Cuesta e os dois últimos nasceram de pênaltis no segundo tempo. O primeiro chute do jogo foi do colorado Juan Manuel Cuesta, logo aos 15 segundos, depois que Lucas Ramos acionou o colombiano. A parceria se repetiu no minuto seguinte, com finalização do brasileiro e nova defesa do goleiro Hugo. A dupla voltou de Curitiba, onde o time principal perdeu para o Athletico-PR no domingo, na madrugada desta segunda para disputar o clássico pela base.
A primeira chegada do Grêmio aconteceu aos 14 minutos, mas com a efetividade que o Inter não teve na pressão inicial. A jogada foi construída em velocidade pela esquerda, seguiu com um cruzamento rasteiro com assistência de calcanhar de Léo Fenga para o chute de primeira de Rubens. Grêmio 1 a 0.
Aos 21 o mesmo Léo Fenga quase deu outra assistência. O meia aproveitou tiro de meta mal cobrado pelo goleiro Vitor Hugo e acionou novamente Rubens, que invadia a área adversária. Victor Hugo se recuperou e fechou o espaço do atacante, impedindo que ele finalizasse.
O empate colorado foi gritado com sotaque espanhol. Lucas Ramos cobrou falta na direção do gol, Hugo espalmou nos pés de João Felix, que tentou uma primeira vez com bloqueio da zaga. No rebote, Juan Manuel Cuesta pegou de primeira para guardar no fundo das redes. Tudo igual aos 25 minutos do primeiro tempo.
Antes dos 30 minutos o impacto da chuva começou a ser visto no gramado. Poças dificultavam o deslocamento da bola e afetaram dois jogadores do Inter. Primeiro Lucas Ramos sentiu o joelho direito, caiu no gramado e precisou ser substituído por Murilo. Depois Lucas Vital pediu atendimento para a coxa esquerda, mas seguiu no jogo mesmo com o desconforto muscular.
O segundo tempo foi de menos bola rolando e mais faltas por conta do gramado encharcado. Usando os recursos possíveis, o lateral colorado Thauan levantou bola na área gremista para Alisson Calegari, que com um canelaço quase desempatou o jogo aos quatro minutos.
Na sequência Juan Cuesta foi derrubado na entrada da área gremista quando tentava alcançar um rebote dado pela defesa adversária. Pênalti marcado pelo árbitro e convertido por Matheus Cadorini, e o Inter virou fazendo 2 a 1 aos sete minutos do segundo tempo.
A resposta foi uma pressão gremista com jogadas aéreas nos restante do segundo tempo. Aos 17 Gabriel Silva teve uma rara chance de chutar à gol com a bola no chão e quase empatou, exigindo que o goleiro Vitor Hugo buscasse a bola no ângulo e mandar para o escanteio.
A insistência gremista virou gol aos 32, quando Léo Fenga foi derrubado na entrada da área e o árbitro assinalou pênalti. O mesmo camisa 7 cobrou e empatou, 2 a 2.
Sete minutos depois a virada quase aconteceu. Em mais uma bola levantada para a área, Rubens finalizou e João Pedro precisou bloquear o chute de carrinho na linha da pequena área.
Aos 47 minutos do segundo tempo, Cléberson, do Inter, que tinha entrado há poucos minutos, recebeu cartão vermelho por uma falta cometida na intermediária, em disputa em que o jogador gremista. O lance gerou protestos do banco colorado.
O duelo terminou aos 52 minutos. A próxima partida do Grêmio será contra a Chapecoense, no domingo (29), às 15h, em Santa Catarina. A do Inter está marcada para a quinta-feira (29), contra o Athletico-PR.
O Grêmio começou o jogo com Hugo, Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Ronald e Velasco; Rubens, Gabriel Silva e Léo Fenga; Kevin. O Inter foi a campo com Vitor Hugo, Bernardo, João Pedro, João Felix e Thauan Lara; Lucas Vital, Matheus Dias, Allison, Lucas Ramos e Juan Cuesta; Maheus Cadorini.