Todo fim de temporada reserva uma situação similar: conforme a disputa pelo título vai ficando cada vez mais segregada a dois ou três clubes, o restante dos participantes mira ao menos a classificação para a Libertadores. Como são seis lugares reservados para o Brasileirão, os quatro primeiros garantem vagas diretas para a fase de grupos, enquanto os outros dois se garantem na fase preliminar do torneio continental. Porém, este cenário já sofreu alterações — e pode se modificar ainda mais nas próximas semanas.
Palmeiras campeão da Libertadores
Pela atual classificação, Inter, Atlético-MG, Flamengo e São Paulo estariam garantidos na fase de grupos da competição. Já Fluminense e Palmeiras entrariam nos playoffs. Mas, como os palmeirenses conquistaram o título sul-americano no sábado, o G-6 viraria G-7. Ou seja, o Grêmio, que é o atual sétimo colocado, herdaria a última vaga. O Palmeiras tem vaga direta como detentor do título.
Caso o time paulista suba ainda mais posições na tabela e alcance o G-4, o quinto iria direto para a fase de grupos. O sexto e o sétimo colocados ficariam com as vagas indiretas.
Grêmio campeão da Copa do Brasil
Situação semelhante será vivida caso o Tricolor seja campeão da Copa do Brasil. Na atual condição de sétimo colocado, um título do Grêmio beneficiaria o oitavo colocado.
Neste caso, o Athletico-PR seria o classificado do momento. Mas os paranaenses brigam com Ceará, Corinthians, Santos e Atlético-GO , com quem aparecem empatados em 45 pontos — além do Bragantino, que tem um ponto a menos.
Se os comandados de Renato Portaluppi conseguirem chegar ao G-4, uma vaga direta se abriria para o quinto e outra, nos playoffs, para o oitavo colocado — considerando que o Palmeiras se mantenha entre os sete primeiros.
Palmeiras campeão da Copa do Brasil
Se o clube paulista conquistar também a Copa do Brasil, a disputa se abre completamente. Os cinco primeiros ficariam com as vagas diretas — hoje, Inter, Atlético-MG, Flamengo, São Paulo e Fluminense. As duas vagas indiretas ficariam com os dois próximos times que ainda não têm vaga — atualmente, Grêmio e Athletico-PR.
Resumo dos cenários
— Com o título do Palmeiras na Libertadores, é certo que o Brasileirão terá G-8 — a menos que Palmeiras ou Grêmio fique abaixo da oitava colocação.
— A decisão da Copa do Brasil é que, a partir de agora, interfere no número de classificados totais do Brasileirão. Caso o Palmeiras vença o mata-mata, haverá cinco vagas diretas e sete vagas totais. Se o campeão for o Grêmio, o Brasileirão mandará quatro times diretamente e seis ao total para a Libertadores.