Ainda que não exista data para o retorno da maioria das competições no futebol brasileiro, alguns clubes resolveram voltar a treinar, buscando condicionamento físico para quando as partidas forem liberadas pelas autoridades médicas.
Alguns, caso de Grêmio e Inter, voltaram às atividades há mais de um mês. Outros retornaram mais recentemente. Todos ainda aguardam uma deliberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quando a bola voltará a rolar nos torneios nacionais. Dos campeonatos estaduais, o Carioca foi o único a ser retomado, em meio a uma polêmica que foi parar até na Justiça.
Os 20 clubes da Série A do Brasileirão já voltaram e encontram-se em diferentes estágios de preparação. Os últimos a retornarem as atividades foram os paulistas, que reiniciaram os treinamentos nesta quarta-feira (1º), conforme orientação do governo estadual. Dos grandes que não estão na primeira divisão, o Cruzeiro também já voltou.
Confira como estão os treinamentos
O elenco do Athletico voltou aos treinos no CT do Caju no dia 27 de maio, após 70 dias de paralisação por causa da pandemia. Desde então, faz trabalhos físicos e sem contato entre os atletas. Recentemente, os jogadores e a comissão técnica passaram por teste de coronavírus, mas os resultados não foram divulgados.
Com os treinamentos liberados em Goiás, o Dragão voltou às atividades no dia 1° de junho. Todos os jogadores passaram pelo teste e tiveram resultados negativos. O clube garante que está com um protocolo rígido para que nenhum atleta se contamine. O Atlético chegou a fazer um treino "clandestino" antes da liberação da prefeitura.
O Atlético voltou a treinar em campo no dia 19 de maio, sendo o terceiro na Série A, depois de Grêmio e Inter. O retorno aconteceu de forma gradual. Primeiro com grupos de no máximo cinco atletas, depois com grupos de até nove jogadores e, desde a última segunda, treinos com todo o grupo junto. Apenas Cazares testou positivo para a covid-19.
Os jogadores do Bahia voltaram aos treinamentos na manhã desta terça-feira (16), um dia após a prefeitura de Salvador liberar o retorno às atividades. Os atletas, que já haviam sido testados anteriormente para a covid-19, terão um acompanhamento diário do departamento médico do clube.
Os atletas e funcionários do Botafogo voltaram aos treinamentos no último sábado (20). o clube divulgou o resultado dos exames de covid-19 realizados na semana passada. Dezessete pessoas testaram positivo, sendo cinco atletas, seis membros da comissão técnica e seis familiares. Todos estão em isolamento.
Apesar de ter tido 11 atletas contaminados com o coronavírus, o clube cearense já retornou às atividades. Enquanto aguarda a recuperação dos companheiros, 23 jogadores reiniciaram os treinamentos.
Os jogadores do Corinthians voltaram aos treinamentos na manhã desta quarta-feira (1º). O CT Joaquim Grava foi totalmente adaptado para proporcionar segurança aos jogadores e evitar a disseminação do coronavírus. O centroavante Jô, recém contratado, fez atividades específicas com os fisioterapeutas do clube.
O time paranaense voltou ao trabalho ainda no fim de maio e, assim como Flamengo e Atlético-GO, chegou a fazer um treinamento sem autorização da prefeitura. O clube garante que realizou os testes e que nenhum integrante da equipe está infectado com a doença.
A equipe mineira já trabalha há cerca de três semanas, mas sem treinos coletivos. As atividades são feitas de maneira individual, respeitando um rígido protocolo de saúde. Três atletas do clube foram diagnosticados com coronavírus nas últimas semanas.
Principal clube na briga por uma volta rápida do futebol brasileiro, o Flamengo já treina desde o último dia 20. Ainda que as primeiras atividades tenham sido feitas sem o aval do governo do Estado e da prefeitura do Rio de Janeiro. Na primeira bateria de testes feita pela equipe, 38 integrantes do Flamengo foram diagnosticados com o vírus.
O elenco do Fluminense se reapresentou na manhã desta sexta-feira (19) para a retomada das atividades. A novidade foi a presença do atacante Fred, contratado em meio a pandemia. Um dia antes, o clube carioca divulgou o resultado dos testes para a covid-19 feitos no início da semana. Dos 191 testados, quatro deram positivo, sendo dois funcionários e dois familiares de jogadores.
Assim como seu principal rival, o Leão retornou aos treinamentos no começo deste mês. Com a realização dos testes, foi diagnosticado que um jogador já teve contato com o vírus e outro estaria contaminado. A repetição dos exames será feita de forma periódica.
Após quase três meses sem treinamentos, o time goiano voltou a trabalhar na última segunda-feira. Os trabalhos serão individualizados, sem contato entre os jogadores. Os mais de 30 atletas serão divididos e, com escalonamento de horários, será possível ter apenas quatro em campo a cada sessão.
Ao lado do Inter, foi o primeiro clube a voltar às atividades, ainda no começo de maio. Segue um rígido protocolo sanitário e já vem trabalhando com bola no gramado do CT Luiz Carvalho, ainda que não haja contato entre os jogadores. Antes de retornar a Porto Alegre, Diego Souza foi diagnosticado com coronavírus. A doença também acometeu Márcio Meira, preparador físico do clube.
Há um mês com treinamentos acontecendo no CT Parque Gigante, o Colorado segue fazendo atividades físicas, mas também já trabalha com bola. Nenhum jogador ou membro da comissão técnica teve diagnóstico positivo para a doença.
O clube também retomou as atividades nesta quarta-feira (1º), junto dos outros clubes paulistas. Em junho, a equipe havia obtido autorização da Prefeitura de Bragança Paulista para voltar aos treinamentos. No entanto, após uma reunião com a Federação Paulista de Futebol na quarta-feira (10), os treinos foram suspensos.
O Palmeiras voltou às atividades com bola nesta quarta-feira (1º), depois de testar todos os jogadores para a covid-19. Nos treinamentos, o elenco é dividido em dois grupos, que treinam em horários diferentes.
O Santos voltou aos trabalhos com bola nesta quarta-feira (1º). Como medida de segurança contra o coronavírus, o elenco foi dividido em grupos. Até o momento, 74 pessoas, entre jogadores e funcionários foram testados. Nove, sendo um atleta, foram diagnosticados com a covid-19.
O elenco do São Paulo também voltou aos treinamentos com bola na manhã desta quarta-feira (1º). Os jogadores foram divididos em pequenos grupos para a realização das atividades. Ao todo, o elenco do clube paulista conta com 32 atletas.
O elenco do Sport voltou aos treinamentos presenciais na segunda-feira (15), com o foco na parte física. O clube testou 97 pessoas, entre funcionários, membros do departamento de futebol, comissão técnica e jogadores. De acordo com o departamento médico do clube, os exames mostraram que 12 membros, sendo dois atletas, já tiveram contato com a doença e estão curados.
O time carioca voltou aos treinamentos no dia 1° de junho, um dia após anunciar que 16 atletas haviam contraído a doença durante a parada do futebol. Catorze deles já voltaram a suas rotinas normais e integram o grupo que treino no Estádio de São Januário.