O Cruzeiro está rebaixado pela primeira vez em sua história para a Série B do Brasileirão. Na última rodada do campeonato nacional, neste domingo (8), a equipe mineira perdeu em casa para o Palmeiras por 2 a 0. O Ceará empatou com o Botafogo, por 1 a 1, no Rio de Janeiro e escapou da queda. Além do Cruzeiro, já estavam definidos os rebaixamentos de CSA, Chapecoense e Avaí.
O Fluminense, que derrotou o Corinthians por 2 a 1, conquistou a classificação para a Sul-Americana do ano que vem. Fortaleza, Goiás, Atlético-MG, Bahia e Vasco já haviam garantido a presença na competição. Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Ahletico-PR e São Paulo estarão na fase de grupos da Libertadores. Inter e Corinthians entram na fase preliminar.
Cruzeiro 0 x 2 Palmeiras
Possivelmente o jogo mais emblemático da última rodada do Brasileirão. E o Cruzeiro não conseguiu impedir o seu primeiro rebaixamento para a segundo divisão do futebol brasileiro. A equipe mineira perdeu para o Palmeiras, no Mineirão, por 2 a 0 e terminou a competição na 17ª colocação, com 36 pontos. Zé Rafael e Dudu marcaram para os paulistas. A partida foi encerrada antes do tempo final por conta de protestos dos torcedores nas arquibancadas.
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Em um confronto que pouco valia, o Fortaleza venceu o Bahia, por 2 a 1, no Castelão. Osvaldo e Tinga marcaram para os cearenses. Artur, de falta, anotou para os baianos. As duas equipes se classificaram para a Sul-Americana de 2020. O Fortaleza terminou na nona posição, com 59 pontos, enquanto o Bahia ficou na décima primeira posição, com 49.
Inter 2 x 1 Atlético-MG
O Inter venceu o Atlético-MG por 2 a 1 no Beira-Rio. Na última partida do ano, veio a primeira virada da equipe. Os gols foram marcados por Guerrero e Cuesta. Otero anotou para os mineiros. O confronto encerra a passagem de Zé Ricardo no comando técnico colorado. Com o resultado, o Inter terminou o Brasileirão na sétima colocação, com 57 pontos.
Corinthians 1 x 2 Fluminense
O Fluminense foi a São Paulo e venceu o Corinthians por 2 a 1. Evanilson marcou os dois gols dos cariocas. Gustavo descontou para os paulistas. Com o resultado, o Fluminense garantiu participação na Sul-Americana de 2020. Já o Corinthians, que já tinha confirmado vaga na fase preliminar da Libertadores, caiu para a oitava posição do Brasileirão.
Santos 4 x 0 Flamengo
O duelo entre o campeão e o vice do Brasileirão terminou em goleada na Vila Belmiro. O Santos fez 4 a 0 no Flamengo. Carlos Sánchez, duas vezes, Marinho e Eduardo Sasha marcaram os gols santistas. A derrota foi a pior do clube carioca na competição e quebrou uma invencibilidade de 28 partidas. Agora, os comandados de Jorge Jesus se preparam para o Mundial de Clubes, no Catar.
Vasco 1 x 1 Chapecoense
Vasco e Chapecoense não saíram do empate no Maracanã. Yago Pikachu fez o gol dos cariocas, enquanto Vini Locatelli marcou para os catarinenses. O destino das equipes já estava definido antes da última rodada. O Vasco irá disputar a Sul-Americana do próximo ano. Já a Chapecoense caiu para a Série B do Brasileirão.
Botafogo 1 x 1 Ceará
O Botafogo até chegou a sair na frente do placar, mas o empate em 1 a 1 tirou a chance da equipe de se classificar para a Sul-Americana. Para o Ceará, o empate foi mais do que necessário para o clube escapar do rebaixamento, já que o Cruzeiro perdeu para o Palmeiras. Marcos Vinícius marcou para os cariocas. Thiago Galhardo descontou para os cearenses.
Avaí 0 x 0 Athletico-PR
Avaí e Athletico-PR se despediram do Brasileirão em uma partida sem gols na Ressacada. O rebaixamento da equipe catarinense já estava definido há algumas rodadas. O Athletico-PR, já classificado para a Libertadores por conta do título da Copa do Brasil, terminou a competição na quinta colocação, com 64 pontos.
Goiás 3 x 2 Grêmio
Com uma escalação cheia de garotos, o Grêmio encerrou a temporada com uma derrota de 3 a 2 para o Goiás. O jogo foi bastante movimentado no Serra Dourada. Rafael Moura, duas vezes, e Yago Felipe marcaram os gols dos goianos enquanto Patrick e Isaque balançaram as redes para o Tricolor, que encerrou o Brasileirão no quarto lugar.
CSA 1 x 2 São Paulo
O São Paulo encerrou o campeonato com uma vitória sobre o já rebaixado CSA. Os gols do tricolor paulista foram marcados por Igor Vinícius e Toró. Jarro Pedroso descontou para os alagoanos. Com a sexta colocação do Brasileirão, o São Paulo irá disputar a fase de grupos da Libertadores do ano que vem.