Quais seriam os confrontos e quem se tornaria o campeão se o Brasileirão de 2019 fosse disputado no modo mata-mata? Até o ano de 2002, o principal campeonato nacional era realizado em turno único, classificando os oito melhores para fases eliminatórias, de ida e volta, até a grande final.
Desde 2003, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou o sistema de pontos corridos. Nele, a equipe campeã é a que somar mais pontos após dois turnos onde todos os clubes se enfrentam duas vezes, nos moldes das grandes ligas europeias.
Para imaginar os hipotéticos confrontos eliminatórios, vamos utilizar a colocação atual do Brasileirão. Além disso, levaremos em conta os placares entre as equipes no próprio campeonato deste ano. Vale ressaltar que os confrontos foram disputados em contextos diferentes, muitas vezes com times reservas, sem os detalhes que envolvem uma partida decisiva.
Quartas de final
Nas quartas, o Flamengo (1º) enfrentaria o Inter (8º). No Beira-Rio, a partida entre os dois terminou em 2 a 1 para o Colorado. No Maracanã, o Flamengo venceu por 3 a 1. Além disso, no mata-mata da Libertadores, deu Flamengo nas quartas de final. O Grêmio (4°) jogaria contra o Athletico-PR (5º). Na Arena do Grêmio, o Tricolor venceu por 2 a 1. Na Arena da Baixada, os paranaenses fizeram 2 a 0. Ambos se enfrentaram também nas semifinais da Copa do Brasil e o Athletico-PR levou a melhor. Nos outros duelos, o Santos derrotaria o Corinthians e o Palmeiras eliminaria o São Paulo, tendo como base os enfrentamentos do primeiro e segundo turno.
Semifinal
Nas semifinais hipotéticas, o Flamengo enfrentaria o Athletico-PR. No Maracanã, o Flamengo foi o vencedor, com um placar de 3 a 2. Na casa dos paranaenses, mais uma vitória da equipe carioca: 2 a 0. No outro duelo, o Santos pegaria o Palmeiras. No Allianz Parque, goleada para os palmeirenses: 4 a 0. Na Vila Belmiro, 2 a 0 para o clube santista.
Final
A grande final seria entre Flamengo e Palmeiras, as duas equipes com maior poderio financeiro no país. Levando em conta os resultados desta edição, o Flamengo seria o grande campeão. A equipe carioca venceu no Rio de Janeiro, por 3 a 0, e em São Paulo pelo placar de 3 a 1.