O Avaí não é mais o lanterna do Brasileirão. Nesta segunda-feira (23), a equipe venceu o Atlético-MG por 1 a 0, na Ressacada, no encerramento da 20ª rodada. Com isso, deixou a última posição da tabela, agora ocupada pela Chapecoense.
Os dois times começaram a partida criando chances, mas foi o Avaí que abriu o placar. Aos 24 minutos, Lourenço cobrou escanteio, a bola foi desviada e Jonathan, na pequena área, cabeceou. O lateral Lucas Hernández ainda salvou na primeira, mas, na segunda tentativa, Jonathan empurrou para o gol. O time da casa teve a oportunidade de ampliar em seguida. Aos 31, Leonardo Silva derrubou Jonathan dentro da área. Na cobrança, porém, Pedro Castro parou no goleiro Cleiton.
No lance seguinte, o Avaí escapou de ficar com um homem a menos em campo. Léo fez falta dura em Bruninho e recebeu amarelo. O árbitro Caio Max Augusto Vieira foi chamado pelo VAR para rever a jogada e manteve a decisão inicial.
Na etapa final, os catarinenses tentaram marcar mais um gol. Aos 10, Lourenço lançou Jonathan dentro da área, mas Igor Rabello salvou evitou a finalização. A partir daí, o Atlético passou a pressionar o adversário em busca do empate. Na melhor chance, aos 16, Geuvânio tabelou com Alerrandro e bateu de canhota, obrigando o goleiro Vladimir a fazer boa defesa.
Com a vitória, o Avaí agora ocupa a 19ª posição, com 16 pontos, três a menos que o CSA, primeiro fora da zona de rebaixamento. Já o Galo sofreu a sexta derrota seguida no Brasileirão. Com 27 pontos, aparece na 10ª colocação.
Na próxima rodada, o time catarinense enfrenta o Grêmio, quinta-feira, às 20h, na Arena. O Atlético, por sua vez, joga no mesmo dia, mas pela Sul-Americana. No Horto, recebe o Colón, pela partida de volta da semifinal. Na ida, derrota por 2 a 1. Os mineiros precisam vencer por, pelo menos, 1 a 0 para avançar à final.