Três clubes gaúchos (Juventude, São José e Ypiranga) estão próximos de fazer história na Série C. Para garantir o acesso à segunda divisão nacional, agora precisam passar pelas quartas de final. O primeiro deles a entrar em campo é o time de Erechim que, neste sábado (31), encara o Confiança-SE, às 17h, em Aracaju.
— A gente acaba controlando a ansiedade, mas o cansaço pesa um pouco. Viemos de duas semanas bem cansativas. Depois que a gente conseguiu a classificação, parece que deu aquela descarga e o cansaço bateu, mas vamos fazer uma viagem bem tranquila para no sábado estarmos bem e conseguir o objetivo — comentou o goleiro Deivity, que atendeu GaúchaZH enquanto aguardava, no aeroporto de Chapecó, o voo para a capital do Sergipe.
Deivity, aliás, é uma das grandes armas do time na competição. A vaga veio na última rodada ao bater o Juventude, em Caxias do Sul, o Ypiranga completou nove jogos sem sofrer gols. Esta marca contribui para que a equipe de Erechim tenha a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas 10 gols em 18 jogos da primeira fase.
— Não passa só por mim, tem todo um sistema defensivo que o professor Fabiano Daitx arma. Acredito que é uma ideia muito sólida porque quando se parte da premissa de não levar gols, se está muito perto da vitória de 1 a 0, por exemplo. Ele tem sido muito feliz e é um diferencial na nossa mudança este ano. Arrumou nosso time — analisou o goleiro.
Na primeira fase, o Ypiranga terminou como líder do Grupo B, com 28 pontos. Com dois a menos, o Confiança ficou em 4º na outra chave. Depois de duelar neste fim de semana em Sergipe, os dois voltam a se enfrentar no outro sábado, dia 7 de setembro, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Quem passar, enfrentará na semifinal o vencedor de São José e Sampaio Corrêa, que também jogam neste sábado, mas às 19h15min, no Passo D'Areia. Porém, de sangue doce, já garantido na Série B. Para o Ypiranga, representaria um fato inédito na história do clube.
— É um momento ímpar na minha carreira. Eu nunca vivi tamanha expectativa para conseguir um feito. Não seria só um sonho para mim, mas para todos os jogadores. Estaremos mudando o patamar do clube no cenário nacional — concluiu Deivity.
O outro gaúcho na competição é o Juventude, que enfrentará o Imperatriz-MA, na segunda-feira (2), às 20h.