Abel Braga começará uma nova temporada com problemas parecidos aos que encontrou em janeiro deste ano. Mas, desta vez, garante que será diferente. E as mudanças serão totais, desde o elenco à forma de jogar.
— O Fluminense vai ser diferente em tudo. Vamos mudar completamente a maneira de jogar do clube. Alguns jogadores com características para haver essa mudança na maneira de jogar, se adaptam bem, e outros jogadores pretendemos trazer para justamente completar o grupo com essas características daquilo que nós queremos para o próximo ano — disse Abel, ao Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Sem dinheiro para buscar reforços, as mudanças começam pelas trocas. No ataque, a chegada de Eduardo Sasha é esperada pelo treinador, que cederá Wellington. O meia Gustavo Scarpa ainda está no mercado, e o clube aguarda propostas que envolvam, pelo menos, dois jogadores para titularidade.
Atualmente, a equipe-base do Fluminense está desfigurada. Apenas Cavalieri, a dupla de zaga, Sornoza e Douglas estão garantidos. A disputa por outras posições está aberta. Até mesmo Henrique Dourado, artilheiro da temporada, pode sair. A diretoria entende que o camisa 9 está valorizado e também pode servir para troca de jogadores nesta janela.
Confira as mudanças que Abel pretende promover:
Elenco
Praticamente ninguém está garantido. Mesmo quem está em alta pode sair. Abel quer caras novas na equipe e, por isso, qualquer jogador pode virar moeda de troca.
Esquema de jogo
Desde janeiro, Abel joga com pontas abertos, laterais avançados e o meio de campo fechado. Contra o Atlético-GO, testou nova mentalidade com mais posse de bola.
Maturidade
A base de Xerém foi altamente usada nos momentos de necessidade. Agora, o treinador quer mais atletas experientes no elenco para dividir a responsabilidade.