Com uma série de desfalques, o Fluminense não resistiu à pressão do Cruzeiro e foi derrotado por 3 a 1 neste domingo, no Mineirão. O time de Abel Braga abriu o placar com Pedro, mas, com um a menos quase toda etapa final, sofreu a virada. Lucas Romero, Diogo Barbosa e Thiago Neves marcaram para a Raposa.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 54 pontos e voltou para a quinta posição. O Fluminense, com 43, caiu para o 13º lugar — a sete pontos do Z-4. Na próxima rodada, o Fluminense visita o Corinthians, na Arena Itaquera, no jogo que pode garantir o título nacional ao clube paulista. O duelo é na quarta, às 21h45. No mesmo dia, o Cruzeiro recebe o Avaí no Mineirão, mas às 19h30min.
A rede balançou logo no primeiro lance de perigo. Gustavo Scarpa teve liberdade para finalizar da entrada da área, mas o chute teve os pés de Pedro como destino. O substituto de Henrique Dourado teve frieza para deslocar Fábio e abriu o placar para o Fluminense: 1 a 0 aos seis minutos de jogo.
Mesmo em desvantagem, o Cruzeiro adotou uma postura defensiva, esperando o erro do time de Abel Braga para contra-atacar. O Tricolor usou da mesma estratégia e, por isso, jogo ficou aberto, com boas chances para os dois lados. O empate da Raposa também saiu na primeira finalização do time mandante. Lucas Romero tabelou com Thiago Neves e arriscou. O chute desviou em Henrique e traiu Cavalieri, que acabou encoberto: tudo igual aos 16 minutos.
Os muitos passes errados seguiram proporcionando aos times bons contra-ataques. Pelo Tricolor, Scarpa ditou o ritmo, participando de todas jogadas ofensivas. O camisa 10 finalizou duas vezes, uma com cada perna, mas o goleiro Fábio não teve dificuldades para defender. Wendel e Marcos Junior também tentaram e não tiveram sucesso.
A Raposa, por sua vez, teve problemas no passe final. Antes do intervalo, apenas um chute de Thiago Neves, que saiu rente à trave direita, fez a torcida levantar no Mineirão. Mais ligado e com a marcação mais alta, o Cruzeiro começou o segundo tempo pressionando. Thiago Neves perdeu uma grande chance, mas a virada parecia ser questão de tempo.
Para deixar a situação do Tricolor ainda mais díficil, Marlon recebeu o segundo cartão amarelo após colocar a mão na bola. A demora na expulsão foi uma mostra da confusa arbitragem de André Luiz Castro.
Na cobrança da falta, Thiago Neves encontrou Diogo Barbosa na segunda trave, por trás da defesa, e o lateral-esquerdo colocou a Raposa na frente. O gol foi legal, mas os jogadores do Flu reclamaram demais e o árbitro, outra vez, demorou demais para tomar a decisão, mas o validou.
Com um a menos, o Flu ficou bagunçado. O Cruzeiro teve chance atrás de chance. Na melhor delas, Rafael Sóbis avançou do meio de campo à área, ficou cara a cara com Diego Cavalieri, que fez grande defesa Quem definiu o placar foi Thiago Neves. Depois de muito tentar, o meia fez o gol após receber na pequena área e comemorou de maneira tímida: 3 a 1, mas podia ser mais.