A penúltima etapa da temporada da Stock Car, que será disputada neste domingo, com a rodada dupla de Goiânia, tem como grande atração a disputa renhida entre Daniel Serra e Thiago Camilo pelo título do campeonato 2017. Mas há muito mais o que ver no Autódromo Ayrton Senna ao longo do final de semana – na pista e nos carros.
A principal novidade é invisível aos olhos do público, mas será fácil de perceber assim que os Stocks acelerarem: a potência dos motores aumentou para 500 cv – ao longo do ano, era de 450. Um ganho equivalente a correr com o botão de ultrapassagem acionado por toda a corrida, que vai aumentar bastante a velocidade – e também o consumo de pneus e combustível. A mudança foi saudada pelos pilotos, mas eles também admitem: será preciso repensar a estratégia.
– Gostei muito da mudança. Quanto maior a potência do carro, melhor de guiar, sempre. Mas vamos ter de pensar na questão do desgaste do pneu e do consumo de combustível – explicou Serra, da Eurofarma RC, líder do campeonato.
Da mesma forma, Camilo, da Ipiranga Racing, também acredita que será preciso prestar atenção nos pneus.
– Vai ser uma corrida interessante. Muita coisa muda: o botão de ultrapassagem passa a ter menos valor, e o consumo de pneus, que não era uma das maiores preocupações aqui em Goiânia, passa a ser.
A outra novidade atravessou o Atlântico para chegar ao planalto central. O português Antônio Felix da Costa, 26 anos, acertou com a equipe Hero Motorsports para a disputa da etapa goiana. Ele assumiu o cockpit de Betinho Valério, em um verdadeiro "vestibuar" promovido pela escuderia para definir uma das suas vagas na próxima temporada.
Experiente, com passagens pela Fórmula-1 como piloto de testes de Force India e Red Bull, além de ter conquistado duas vezes a vitória no GP de Macau, principal prova mundial de Fórmula-3. Desde 2014, Felix da Costa é piloto da Fórmula-E, a categoria de carros elétricos da FIA. E nem a Stock é novidade para o português: ele participou duas vezes da Corrida das Estrelas, etapa da categoria que era disputada em duplas, em 2015 e 2016.
– Sou um piloto de corridas. Quando tenho a chance de disputar uma prova, sempre aproveito, seja em fórmulas, seja em carros de turismo. Gosto muito da Stock Car: é um ótimo grid, com pilotos muito qualificados e em ótimas pistas – comemorou o luso.
Os treinos livres de sexta-feira não deram muitos indícios do que os carros da Stock são capazes de fazer com mais potência. Após Daniel Serra liderar a sessão inicial, pela manhã, um temporal interrompeu o treino da tarde. Melhor para o gaúcho Cesar Ramos, da Blau Motorsport, que fez sua melhor volta antes da chuva e fechou o dia como o mais rápido em Goiânia.
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 13h
Classificação (SporTV 3)
Domingo – 13h
Corrida 1 (SporTV 3)
Domingo _ 14h
Corrida 2 (SporTV 3)
CAMPEONATO
1º) Daniel Serra – 289 pontos
2º) Thiago Camilo – 279
3º) Átila Abreu – 223
4º) Felipe Fraga – 222
5º) Max Wilson – 203