O maranhense Marcelo Medeiros, da Taguatur Racing Team, assumiu a vice-liderança do Rally Dakar 2016, na categoria quadriciclos, após conquistar o sexto lugar na especial desta quarta-feira. A disputa foi em Jujuy, na Argentina, com 628 quilômetros, sendo 430 de trechos cronometrados. O piloto enfrentou mais de 3.500 metros de altitude, além das oscilações constantes de temperatura da região.
A etapa foi uma maratona e não era possível ter o apoio da equipe técnica em casos de falhas no veículo. Na geral, ele está atrás do chileno Ignacio Casale (Xraids Team), campeão dos quadriciclos em 2014 e vencedor desta etapa. Com o resultado desta quarta, Medeiros entrou para a história das participações do Brasil no Dakar. O piloto André Azevedo também já esteve na vice-liderança na categoria caminhões, como em 2012, já na América do Sul.
– Eu espero que minha participação no Dakar, independentemente do resultado que venhamos obter, sirva acima de tudo para mostrar que o atleta e o esportista brasileiros podem ser tão bons quanto qualquer outro, independente de seu esporte ou categoria. Só precisamos mesmo de oportunidades, pois a raça e a vontade de vencer a gente já tem – comentou o piloto.
Nos carros, João Franciosi e Gustavo Gugelmin (ASX Racing Mitsubishi) são os únicos representantes do país na competição. Eles ficaram com a 28ª colocação na especial desta quarta-feira e estão em 40º na classificação geral. As duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Misubishi Petrobras) e Jorge Wagenfuhr/Joel Kravtchenco (LifeSil) abandonaram a prova depois de problemas nos motores.
Os vencedores do dia foram o pentacampeão Stéphane Peterhansel e o francês Jean Paul Cottret (Team Peugeot Total), que ocupam a vice-liderança da competição. Os companheiros de equipe Carlos Sainz e Lucas Cruz chegaram em segundo e estão em quinto na geral. Sebastien Loeb e Daniel Elena, líderes da prova, ficaram com o terceiro lugar.
Jean Azevedo (HSA Rally Team), único brasileiro nas motos, chegou em 35º nesta etapa e subiu 28 posições no ranking do Dakar, ficando em 96º. O espanhol Joan Barreda (Team HRC) venceu a especial em Jujuy, mas foi penalizado em cinco minutos e acabou em quarto (terceiro na geral). Com isso, o português Paulo Gonçalves, da mesma equipe, ficou com o primeiro lugar do dia e da classificação geral.
Pilotos estreantes mostram força no Rally Dakar
Nos UTVs, subcategoria dos carros, a dupla Leandro Torres e Lourival Roldan está em 66º na classificação geral, que também conta os carros com maior cilindrada. Na etapa desta quarta-feira, em Jujuy, eles terminaram em 72º.
Os vencedores da quarta etapa do Rally Dakar nos caminhões foram o holandês Gerard de Rooy, o espanhol Moises Torrallardona e o polonês Darek Rodewald (Petronas Team de Rooy Iveco). Eles estão em quarto na competição e esta foi a primeira vitória deles na prova.
Quinta etapa
Nesta quinta-feira, os pilotos disputam a quinta etapa do Rally Dakar 2016, que terá largada em Jujuy e chegada em Uyuni, na Bolívia. A prova terá 642 quilômetros, com 327 de trechos cronometrados, para todas as categorias. O ingresso em território boliviano é marcado por uma abrupta escalada na altitude, chegando a 4.600 metros – o ponto mais alto da história do Dakar.
Programação do Rally Dakar 2016 a partir da sexta etapa
07/01: Jujuy (ARG) – Uyuni (BOL)
Motos e Quadriciclos – Total: 642 quilômetros – Trecho Cronometrado: 327 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 642 quilômetros – Trecho Cronometrado: 327 quilômetros
08/01: Uyuni (BOL) – Uyuni (BOL)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 723 quilômetros – Trecho Cronometrado: 572 quilômetros
Caminhões – Total: 600 quilômetros – Trecho Cronometrado: 295 quilômetros
09/01: Uyuni (BOL) – Salta (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 793 quilômetros – Trecho Cronometrado: 353 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 793 quilômetros – Trecho Cronometrado: 353 quilômetros
10/01: Dia de descanso em Salta (ARG)
11/01: Salta (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 766 quilômetros – Trecho Cronometrado: 393 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 766 quilômetros – Trecho Cronometrado: 393 quilômetros
12/01: Belén (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 436 quilômetros – Trecho Cronometrado: 285 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 396 quilômetros – Trecho Cronometrado: 285 quilômetros
13/01: Belén (ARG) – La Rioja (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 561 quilômetros – Trecho Cronometrado: 278 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 763 quilômetros – Trecho Cronometrado: 278 quilômetros
14/01: La Rioja (ARG) – San Juan (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 712 quilômetros – Trecho Cronometrado: 431 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 712 quilômetros – Trecho Cronometrado: 431 quilômetros
15/01: San Juan (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 931 quilômetros – Trecho Cronometrado: 481 quilômetros
Caminhões – Total: 866 quilômetros – Trecho Cronometrado: 267 quilômetros
16/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Rosário (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 699 quilômetros – Trecho Cronometrado: 180 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 699 quilômetros – Trecho Cronometrado: 180 quilômetros
*ZHESPORTES