Pouco mais de 3 mil estudantes fazem hoje a primeira das três provas do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). São adolescentes que fizeram, ao longo de 2023, o primeiro ano do Ensino Médio. O índice de abstenção foi de 14.2%
Em Santa Maria, elas aconteceram no campus 1 da Universidade Franciscana (UFN), no centro da cidade. A prova também foi aplicada nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
A prova tinha como temática animais de estimação, e os estudantes acharam o exame bem interpretativo, com bastante texto. Lorenzo dos Santos Gai veio de Cruz Alta fazer a prova em Santa Maria, com um grande grupo de amigos. Ele pretende fazer medicina e já sabe que precisa se preparar:
— Achei uma prova não tão dificil. Acho que fui bem. É estudar bastante ao longo do ano pra próxima agora. Afirma o estudante.
Estes mesmos alunos poderão fazer a prova do PS 2 em 2025, e a prova 3 em 2026, quando efetivamente escolhem o curso para o qual querem concorrer na UFSM. Eles só podem fazer a prova sequencial, ou seja, não é possível refazer no ano que vem o PSS 1 e PSS 2.
Em 2024 e 2025, o vestibular será responsável por preencher 30% das vagas disponíveis para ingresso na UFSM. O restante será preenchido o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de 2026, com a aplicação da terceira prova do Processo Seriado, a porcentagem do Sisu cai para 40%, e o PSS preencherá 30% das vagas. Para poder fazer o PS 1, o candidato precisava ter cursado em 2023 o primeiro ano do Ensino Médio.