O Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está cheio neste sábado (13). São 7,5 mil candidatos que tentam ingressar no Ensino Superior com o vestibular de verão da instituição, que volta depois de 10 anos. Fora daqui, mais 2,5 mil realizam as provas em Cachoeira do Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmeira das Missões e Frederico Westphallen.
Os candidatos chegaram em Santa Maria de diferentes formas. Tem quem veio de carro, de ônibus de linha e até de excursão, de outras cidades. Há os que vieram sozinhos, com amigos ou com familiares. Quem acaba de concluir o Ensino Médio, quem já tenta há muito tempo o ingresso e quem aproveitou o retorno do vestibular como se fosse um sinal para entrar na faculdade. E há também os que se inscreveram como treineiros, para conhecer a prova, sem de fato concorrerem a alguma das 1.831 vagas disponíveis.
Milena Dal'Osto veio junto da família, que aproveita o campus durante a quente tarde de verão que faz em Santa Maria. Ela tenta ingressar em Medicina e entrou na sala com mais de 30 minutos de antecedência. Agora aos pais e o irmão aguardam, do lado de fora:
— A gente veio pra Santa Maria ontem, de Bagé. Viemos pra garantir que não houvesse atraso, e também dar segurança pra ela né? — disse o pai, Adriano.
Neste sábado, os mais de 10 mil candidatos respondem 40 questões, das 13h30min às 16h30min. No domingo (14) serão mais 80, divididas em duas provas, e uma redação. Pela manhã, é das 8h às 11h, e a tarde, das 13h30min às 18h30min. Eles terão como conferir o gabarito preliminar na segunda-feira (15).