Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na região central do Estado. O edital com os prazos e informações foi divulgado na sexta-feira (1º). De acordo com o documento, interessados têm até 22 de dezembro para se candidatar.
São ofertadas 1.831 vagas para ingresso em 2024. Além da ampla concorrência e das previstas no sistema de cotas, haverá oportunidades suplementares para candidatos medalhistas em competições de conhecimento e que tenham 60 anos ou mais, ambos com Ensino Médio completo em escola pública ou privada.
A taxa de inscrição é de R$ 80 e deve ser paga até 26 de dezembro. O pedido de isenção deste valor deve ser realizado até terça-feira (5). Provas serão aplicadas no dia 13 e 14 de janeiro em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira da Missões e Santa Maria, as quatro cidades em que a UFSM possui campi.
A prova do vestibular terá 120 questões de múltipla escolha e redação. No primeiro dia, a avaliação começa às 13h30min e os candidatos terão três horas para realizar o exame no período da tarde. Já o segundo contempla os dois turnos, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.
Uma novidade deste ano é a possibilidade que treineiros realizem a prova. Nesta opção, podem se inscrever estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O participante estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados da nota de redação, que serão divulgadas após a publicação da classificação final, em data a ser definida.
O edital está disponível no site da instituição, junto com um Manual do Candidato.
Processo Seletivo Seriado
Também estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) da instituição. A modalidade segue as mesmas datas de inscrição e pagamento do vestibular, com aplicação da prova em 13 de janeiro das 13h30min às 16h30min e taxa de R$ 60.
A aplicação será nas cidades de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira da Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana; e fora do Estado, em Curitiba e Florianópolis.
Neste ano, será aplicada apenas a prova do Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1) com conteúdos referentes ao primeiro ano do Ensino Médio. O processo seletivo será constituído por uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha.
A escolha pelo curso ou pela modalidade de cota ou ampla concorrência será realizada somente quando for feita a inscrição para o Processo Seletivo Seriado 3 (PSS3).
Edital e Manual do Processo Seletivo podem ser consultados no site da instituição.