O governo do Rio Grande do Sul e as prefeituras de Pelotas e Rio Grande suspenderam as aulas nas redes estaduais e municipais das duas cidades na segunda (27) e na terça (28) devido à previsão meteorológica de chuva intensa nessas regiões. As aulas também estão suspensas em Porto Alegre, nas redes pública e privada, após determinação da prefeitura.
A condição de chuva volta para o Rio Grande do Sul no início da semana. Segundo a Climatempo, a previsão é que os próximos dois dias sejam chuvosos em todo o Estado. Em Porto Alegre, deve chover 45 milímetros entre segunda e terça-feira. Na quarta-feira, o tempo começa a abrir e o sol volta a aparecer na Região Metropolitana.
Há um alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de chuvas intensas no sul do Estado, com início às 21h e fim às 3h do dia 28 de maio, terça-feira. Há risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia — a média de chuva para todo o mês de maio, em Pelotas, é de 100,7 mm. Também há risco de ventos intensos, de até 100 km/h; corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.