Os Lobóticos, como são chamados os alunos de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, foram premiados no Top 10 de expositores da ExpoFavela. Os estudantes Lara Hoffmann, Vítor Machado, Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabriele Welter, orientados pela professora Cristiane Cabral, expuseram seu trabalho na primeira edição do evento, que aconteceu no fim de semana, em Porto Alegre.
— Para nós, enquanto escola pública de periferia, foi uma experiência incrível participar da Expo Favela. Apresentamos o projeto que foi premiado nos Estados Unidos, sobre o 'Parque do Futuro'. Nosso alunos construíram uma proposta de espaço de lazer na Vila Mapa, com atrações tecnológicas e energias sustentáveis. No final do evento, tivemos a alegria de estar no Top 10 e, ainda, ganhamos o convite para a ExpoFavela Nacional, em São Paulo, com tudo pago pela organização — comemorou a professora Cristiane Cabral.
Localizada na periferia da Capital, a Escola Municipal Heitor Villa-Lobos oferece diversas atividades pedagógicas no contraturno, como educação musical, esportes e aulas de robótica. Além do pensamento computacional, as aulas de robótica desenvolvem outras competências essenciais, como a inovação, o empreendedorismo, a educação ambiental e a cidadania.
— Os Lobóticos nos enchem de orgulho. O trabalho liderado pela professora Cristiane, com o apoio da diretora Andréa, merece todo reconhecimento — afirma o secretário-adjunto de Educação, Cláudio Franzen.