Os Lobóticos, como são chamados os alunos de robótica da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, foram recebidos com muita festa no bairro na manhã desta sexta-feira (28). Por volta da 1h, eles pousaram no aeroporto Salgado Filho, com as malas e o prêmio conquistado na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos. O evento é considerado a Copa do Mundo de Robótica.
Para comemorar o feito, os estudantes chegaram à comunidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros e foram recepcionados com buzinaços e aplausos da vizinhança. A recepção foi organizada pela Subprefeitura da Região com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da EPTC.
Os estudantes Lara Hoffmann, Vítor Machado, Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Súri da Silva e Gabriele Welter, com as professoras Cristiane Cabral e Melissa Machado, se destacaram na categoria “Melhor Modelo de Solução” entre 56 projetos apresentados na competição mundial de robótica.
— Temos muito orgulho dessas crianças e das professoras, que tão bem representaram o Brasil na principal competição mundial de robótica. Isso prova que a educação pública com inovação e tecnologia tem potencial para gerar grandes oportunidades — comentou a secretária de Educação de Porto Alegre, Sônia Rosa, que foi receber a equipe no aeroporto.
Os alunos criaram uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O “parque do futuro” conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço.
Além da competição, os Lobóticos tiveram diversas experiências culturais nos Estados Unidos, como uma visita guiada à Nasa, agência aeronáutica norte-americana.