A próxima segunda-feira (22) será marcada pela volta às aulas em escolas particulares e municipais da Capital. A expectativa do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS) é de que 56,7% das instituições retomem as atividades. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que “todas as escolas estão orientadas voltar”, mas que só será possível saber quantas seguiram a recomendação de retorno às salas de aula na segunda-feira, quando será feito um balanço.
Segundo o presidente do Sinepe-RS, Bruno Eizerik, o retorno às atividades presenciais realizado ano passado foi importante para que as escolas estivessem mais preparadas em 2021 e para que os pais se sentissem mais seguros:
— Em 2020, aproximadamente, 50% dos nossos alunos voltaram. Agora, 70% das famílias se mostraram mais adaptadas nesse sistema e confiantes de que a escola é um lugar seguro para seus filhos. A orientação do sindicato, e que está sendo seguida pelos colégios, é de mantermos os mesmos protocolos do ano passado. A única diferença é que agora foi retirado o limite de 50% de alunos por sala de aula.
A restrição foi derrubada pelo Piratini, mas o distanciamento de 1,5 metro entre cada estudante precisa ser mantido. Em relação às medidas sanitárias preventivas, seguem de pé o sistema escalonado entre os alunos, a aferição da temperatura na entrada da instituição, a limpeza dos calçados nos tapetes sanitizantes, a higienização das mãos, a sinalização de sentido nos corredores e o uso de máscara – com exceção de crianças de zero a dois anos. Além disso, permanece o distanciamento de dois metros entre as crianças no refeitório e segue proibida a entrada dos pais nos prédios escolares.
Eizerik explica que, caso um estudante seja infectado, a Secretaria Municipal da Saúde será comunicada. Além disso, os demais alunos serão testados:
— Se for constatado que mais de um aluno foi infectado, somente a turma em questão terá as aulas presenciais canceladas. Se não for identificado mais nenhum caso, o sistema presencial permanece.
Na rede municipal, a Smed afirma que elaborou uma estratégia de retomada firmada em três conceitos: no protocolo sanitário contra a covid-19, na organização dos espaços físicos das escolas e nos cenários de atendimento, que diz respeito a planos de aprendizagem. Em live realizada pelo prefeito Sebastião Melo nesta sexta-feira (19), a secretária municipal de Educação, Janaina Audino, detalhou que foi criada uma planilha de acompanhamento dos casos de coronavírus nas instituições. Esse documento deverá ser preenchido todos os dias pelos colégios. Ali, devem ser assinalados os casos suspeitos e confirmados da doença.
— Criamos essa planilha para termos um acompanhamento mais detalhado de cada escola e para que a comunidade fique mais tranquila. Além disso, temos controle dos insumos e materiais para proteção e higiene individual. Recebemos duas doações de álcool gel e receberemos mais uma hoje de tarde — disse Janaina na live, sem detalhar quais itens compõem o kit nem quantos litros de álcool foram recebidos.
Caso um aluno apresente sintomas de coronavírus, ele será afastado. A prefeitura definiu ainda que se um estudante testar positivo, ele será impedido de ir ao colégio e toda a turma será submetida a teste. É prevista ainda a suspensão das aulas, por 10 dias, se alguma turma registrar dois casos confirmados de contágio.
A secretária ressaltou ainda que será definido o número de alunos que cada instituição poderá receber. Conforme a Smed, a higienização será redobrada nas salas de aula e será disponibilizado álcool gel em todos os ambientes. Estudantes e servidores deverão manter o distanciamento, o uso de máscara será obrigatório para todos acima de três anos de idade, deve ser preservado distanciamento de 1,5 metro e as instituições devem ser sinalizadas.
Escolas estaduais
O calendário escolar 2021 nas instituições de ensino do Estado começa oficialmente em 8 de março. As atividades seguirão sendo realizadas no modelo híbrido de ensino, com aulas atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula. O encerramento do ano letivo é previsto para 21 de dezembro.