Nesta quinta-feira (18), mais escolas da rede privada de Porto Alegre começam o ano letivo. O Colégio Santa Doroteia, na Zona Norte, é uma delas. A instituição iniciou as atividades para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Como houve grande interesse das famílias nas aulas presenciais, a instituição precisou escalonar os estudantes: metade fica em casa e a outra vai para a escola. A mudança dos grupos ocorre semanalmente.
Na expectativa para rever colegas e professores, Luísa Johann, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, passou 2020 estudando em casa. Agora, ela só espera que possa continuar as atividades presenciais.
— Esperamos que dê certo e não volte a ser online. Senti falta do contato com professores e colegas. A ansiedade social aumentou — disse.
Além da divisão das turmas, os professores que fazem parte do grupo de risco também são preservados. De casa, oito docentes dão aula remota, enquanto, na escola, um tutor auxilia na atividade.
É o caso da professora de espanhol Flávia da Silva, 40 anos, que tem asma brônquica e dava aula de casa nesta primeira manhã do ano letivo na instituição, ao mesmo tempo em que alunos a acompanhavam por vídeo em uma sala de aula. Com o notebook virado para a turma e com sua imagem ampliada em uma tela que encobria o quadro, Flávia fazia uma espécie de “reconhecimento” da turma, dizendo nome a nome aqueles que enxergava. Quem estava mais escondido era convidado a se apresentar para a docente.
Em uma sala próxima, parte dos alunos do 2º ano do Ensino Médio acompanhavam a aula de biologia, ministrada pelo professor João Batista. Outros 10 seguiam em suas residências.
— E alguns seguem em férias —riu o docente.
Questionados se estavam ansiosos com a retomada, todos os estudantes acenaram positivamente. De acordo com a direção da instituição, uma pesquisa realizada com as famílias apontou o interesse pelo retorno às atividades presenciais para crianças e adolescentes dos ensinos Fundamental e Médio. Por conta disso, foi necessário dividir as turmas. A Educação Infantil, que começa na próxima semana, não terá divisão.
— Os desafios são muitos, mas a gente se prepara. O segredo é se preparar. Nós não estamos vivendo uma experiência inédita, porque já tínhamos feito isso em outubro do ano passado. O que vai se construindo é em cima do que se aprendeu e experimentou. Há um relativo conforto nesse sentido com os recursos, a tecnologia e a formação continuada dos professores para terem esse tipo de atendimento híbrido— afirmou Marinice Souza Simon, diretora educacional do Santa Doroteia.
Nesta quinta, também começou o ano letivo do João Paulo I, na zona sul da Capital. À tarde, alunos da 1ª a 5ª série retornam às aulas no Colégio Bom Conselho. Os anos finais do Fundamental e o Ensino Médio do Bom Conselho iniciaram as atividades remotas na quarta (17).
Calendário
De acordo com o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), levantamento realizado em 5 de fevereiro com 129 colégios particulares do Estado apontou que 11,9% já haviam retomado as aulas antes do Carnaval.
Outras 17,9% afirmaram que retornariam nesta quarta-feira, 6,7% ainda nesta semana e 56,7% no dia 22. Para 6,7%, entre 23 de fevereiro e 1º de março.
O novo decreto estipulou que as classes sejam dispostas a uma distância mínima de 1,5 metro umas das outras nas salas de aula.
Confira as datas em que alguns colégios da Capital retomarão as atividades presenciais
Colégio Concórdia Porto Alegre (bairro São Geraldo)
- Retornou em 17 de fevereiro para todos os níveis de ensino.
Colégio Farroupilha (bairro Três Figueiras)
- Retomada em 22 de fevereiro.
Colégio Metodista Americano (bairro Rio Branco)
- Iniciou em 10 de fevereiro para Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da Educação Infantil começam em 18 de fevereiro.
Colégio Nossa Senhora da Glória (bairro Glória):
- Início das aulas do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em 17 de fevereiro.
- Início das aulas do Pré-2 da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental em 18 de fevereiro.
- Início das aulas do Pré-1 da Educação Infantil e do maternal em 19 de fevereiro.
Colégios da Rede Marista da Capital
- Retomam as atividades em 22 e 23 de fevereiro.
Colégio Adventista de Porto Alegre (bairro Camaquã)
- Iniciou em 10 de fevereiro a retomada do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
- Na quarta-feira (17), começaram as aulas da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.