Em sua live semanal, realizada na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se propôs a falar sobre os preparativos para a retomada do ano letivo nas escolas públicas da rede municipal, na próxima segunda-feira (22). A transmissão, que teve duração de 35 minutos, contou com a presença de Janaina Audino, secretária de Educação, Mauro Sparta, secretário da Saúde, e de Renato Ramalho, secretário Extraordinário de Enfrentamento à covid-19.
Melo relatou que participou, juntamente com prefeitos de outras capitais, de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e que, no encontro, foi cobrada a antecipação do calendário de vacinação para a comunidade escolar e também maior clareza nos critérios de imunização.
O prefeito pontuou que é urgente a retomadas das atividades escolares:
— Lugar de criança é na família e na escola. O mundo já retomou faz tempo as atividades escolares e nós, de forma responsável, em parceria com o Ministério Público, conselhos escolares e a comunidade escolar, fizemos isso também.
A secretária de Educação afirmou que 2020 representa três anos de perda em resultados de aprendizagem dos estudantes e que, para alavancar a retomada, a pasta procurou ouvir as entidades representativas, transformou o método pedagógico e apresentou a estratégia de reabertura das instituições de ensino. Esse plano está calcado em três eixos: protocolos sanitários, organização dos espaços da escola e criação de cenário para o retorno presencial.
— Criamos protocolos respeitando o que pode ser atendido pelo colégio, propomos o resgate da proposta pedagógica com foco na aprendizagem e estamos fazendo a busca ativa dos alunos que não tiveram contato com a escola nem com os professores no ano passado — pontuou.
Sobre os protocolos sanitários, Janaina detalhou que foi criada uma planilha de acompanhamento que deverá ser preenchida todos os dias pelos colégios. Ali, devem ser assinalados os casos suspeitos e confirmados. Ela ressaltou ainda que será definido o número de alunos que cada instituição pode receber e que haverá “ação imediata” de testagem da comunidade escolar em casos de suspeita da doença.
— Criamos essa planilha para termos um acompanhamento mais detalhado e para que a comunidade fique mais tranquila. Além disso, temos controle dos insumos e materiais para proteção e higiene individual. Recebemos duas doações de álcool gel e receberemos mais uma hoje (sexta-feira) de tarde.
A secretária, no entanto, não detalhou quais itens compõem este kit nem mencionou quantos litros de álcool foram recebidos. Foi dito também que a prefeitura optou pelo sistema de rodízio, porque, geralmente, os alunos da rede municipal não têm condições de acompanhar aulas online em função da falta de infraestrutura necessária.
Vacinação na Capital
Sparta, em uma breve participação, afirmou que quase 98 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante e que 18 mil já receberam a segunda dose da vacina.
— Nós alcançamos a faixa etária menor. Vacinamos os que têm 83 anos. A maioria das outras cidades está na faixa dos 85 anos. No momento, temos cerca de 3 mil doses estocadas. Não imunizamos os idosos com 82, porque precisamos de 7 mil doses — disse o secretário da Saúde.