O segundo dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem movimentação tranquila na Uniritter Orfanotrófio, um dos locais em Porto Alegre onde ocorre o exame neste domingo (7). Apenas os candidatos podiam acessar a instituição. Os portões abriram 11h30min e fecharam às 13h. A prova teve início às 13h30min com prazo limite até 18h30min. O Enem Digital é aplicado em formato piloto para um número reduzido de participantes.
Neste domingo, a prova irá abordar questões de Matemática e Ciências da Natureza. No primeiro dia, em 31 de janeiro, os participantes fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Ao todo, 96.086 pessoas se inscreveram para esta nova modalidade, mas a suspensão das provas no Amazonas, causada pelo agravamento da pandemia, reduziu esse número para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras.
O exame digital poderá ser usado para concorrer a vagas no Ensino Superior. Embora as avaliações sejam feitas por computador, os candidatos vão até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levam caneta esferográfica de cor preta e utilizam máscara de proteção durante todo o período.
O Enem digital segue os mesmos horários da versão impressa. A diferença é que a prova é feita em computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. Os candidatos também receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.