Os protocolos para a retomada das aulas em Porto Alegre, que começou gradualmente nesta segunda-feira (5), ainda é pauta de discussão entre pais, professores, entidades de ensino e saúde. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (6), na Rádio Gaúcha, o secretário adjunto da Saúde de Porto Alegre, Natan Katz, afirmou que, conforme as escolas forem reabrindo, haverá casos de contaminação, pois faz parte do fluxo "natural de setores que reabrem".
— Acreditamos que, por tudo o que se viu em outros países, vamos ter contaminação nas escolas. Não tem como evitar — afirmou.
Para Katz, no entanto, a grande questão é saber se esses contágios modificarão o nível da curva de transmissão na cidade.
— Isso vai mudar a curva? Não acreditamos nisso. Nós vamos testar nas escolas como não testamos em outros lugares. Assim que tivermos o primeiro caso, enviaremos uma equipe até a escola, e no segundo, fecharemos aquela turma — explicou.
De acordo com o secretário, ainda é difícil saber se haverá uma segunda onda do coronavírus na Capital, e que isso depende de políticas públicas. Katz também afirmou que há planejamento para atividades do setor de eventos, um dos mais penalizados pela pandemia, segundo ele.