O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) bem como a lista de candidatos selecionados já está disponível no site do programa. No entanto, a página apresenta instabilidade.
Os estudantes aprovados devem entregar a documentação exigida, comprovando as informações prestadas no momento da inscrição, até 11 de fevereiro, diretamente nas instituições de ensino. Durante esse processo, a universidade poderá solicitar ao candidato outros documentos que julgue necessários.
A divulgação dos resultados da segunda chamada está prevista para 18 de fevereiro. Nesse caso, o prazo para comprovação das informações vai até o dia 28 de fevereiro. Além disso, ao final dos dois processos, as bolsas que não forem preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera.
Neste ano, o programa registrou 1.507.807 milhão de inscrições, feitas por 782.497 pessoas. Os estudantes concorrem a 252.534 bolsas, das quais 122.432 são integrais e 130.102, parciais (de 50%). Foram feitas 1.226.797 milhão de inscrições para o benefício de 100% do valor e 280.290 para o de metade.
Entenda o programa
O ProUni oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições particulares de Ensino Superior. Podem participar do programa estudantes que tenham cursado os três anos do Ensino Médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral, estudantes com alguma deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Além disso, como pré-requisito, os candidatos não podem ter diploma de curso superior e devem ter participado do Enem mais recente, tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas, e nota acima de zero na redação. Para concorrer às bolsas integrais, os estudantes devem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais, a renda pode ser de até três salários mínimos por pessoa.