O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.507.807 milhão de inscrições, feitas por 782.497 pessoas. O curso com o maior número foi Direito, com 137.507 inscritos, seguido de Administração, com 121.871, e Enfermagem, que teve 102.902 candidatos. Medicina liderou com o maior número de inscrições por vaga ofertada: 54, logo à frente de Artes Cênicas, com 50 candidatos por vaga, e de Comunicação Social – Cinema, com 41.
Os estudantes tiveram da última terça-feira (28) ao sábado (1º) para se inscrever no programa de bolsas estudantis. Eles concorrem a 252.534 bolsas, das quais 122.432 são integrais e 130.102, parciais (de 50%). Foram feitas 1.226.797 milhão de inscrições para o benefício de 100% do valor e 280.290 para o de metade.
O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno. O resultado da primeira chamada sai neste site do ProUni ainda nesta terça-feira (4). O prazo para comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada) vai de 4 a 11 de fevereiro. A divulgação dos resultados da segunda chamada sai no dia 18 de fevereiro.
Entenda o programa
O ProUni é um programa que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições particulares de educação superior.
Podem participar estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral, estudantes com alguma deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.