A escolha de onde matricular as crianças é uma grande preocupação dos pais e responsáveis, especialmente naquele momento crucial que é a entrada dos pequenos no Ensino Fundamental. São diversos os pontos que devem ser levados em consideração para tomar a decisão. Saber se projeto pedagógico, infraestrutura, corpo docente e atividades extraclasse são qualificados são tarefas que exigem bastante pesquisa e atenção para que se chegue ao objetivo de todas as famílias: garantir uma boa educação para os pequenos.
A mercadóloga Letícia Cardoso, 34 anos,por exemplo, considera a segurança um ponto importante na hora da escolha.
— Me preocupo com o acesso de estranhos à escola ou até mesmo se a criança tem facilidade pra sair. Tivemos muitos casos de sequestros e assaltos com mortes na hora dos pais buscarem os filhos no colégio nos últimos anos e, para mim, poder pegar as crianças em segurança faz toda a diferença — desabafa.
Letícia é mãe de Marina Braga, oito anos, e Caio Braga, seis anos, que estudam, respectivamente, no segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Rainha do Brasil e no Jardim B da Escola Tio Barnabé, ambos em Porto Alegre. Além da segurança, ela classifica a qualidade do ensino como a prioridade. De acordo com especialistas em educação, este deve ser o caminho.
Projeto pedagógico é fundamental na formação
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Marlene Fernandes, 62 anos, para garantir o melhor para as crianças, é preciso buscar o projeto pedagógico mais qualificado. A especialista em educação frisa que este aspecto deve ser o principal fator a ser considerado na hora da matrícula.
— Saber se o projeto pedagógico está alinhado com os propósitos de formação que os pais buscam para seus filhos é o mais importante. Para isso, é preciso visitar a escola, conversar com a equipe diretiva, se apropriar dos projetos educativos desenvolvidos e como é o processo de aprendizagem. Tudo está disponível nas instituições — explica Marlene.
Para conhecer a escola, a educadora orienta que os pais busquem conversar com os responsáveis de crianças já matriculadas na instituição. Esta é uma forma de se apropriar do ambiente escolar e de saber o que será proporcionado ao aluno, para que ele se desenvolva em todas suas potencialidades. Marlene entende que, após a aproximação da família com o colégio, itens como transporte, custo e localização têm significados menos relevantes na escolha.
Filhos não são executivos em tamanho menor e precisam de tempos livres
REGINA URMERSBACH, 58 ANOS,
COORDENADORA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR NA UNISINOS
O diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser, faz coro:
— É importante investigar como é a metodologia e quais são os valores da instituição. As escolas precisam ter o foco em estimular a investigação das crianças, fazer com que despertem a curiosidade e a paixão por aprender. Para isso, têm de permitir que o aluno faça descobertas, não tenha medo de arriscar uma resposta, aprenda com o erro, tenha autonomia e assuma responsabilidades.
A pedagoga Regina Urmersbach, 58 anos, é coordenadora da Especialização em Gestão e Supervisão Escolar na Unisinos e também salienta a importância do projeto pedagógico. Ela dá uma dica: os pais devem levar a criança na escola antes da matrícula, pois é importante ver se ela vai se sentir bem no ambiente em que vai passar muitas horas.
A professora explica que os pais não devem procurar uma instituição com características da época em que eles estudaram.
Saber se o projeto pedagógico está alinhado com os propósitos de formação que eles buscam para os filhos é o mais importante.
MARLENE FERNANDES
Coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra
— É importante que os pais percebam que o colégio preocupa-se em garantir a infância das crianças. Por isso, muito cuidado, pois filhos não são executivos em tamanho menor e precisam de tempo livre. Instituição e família devem trabalhar em sintonia. Por isso, é importante que os pais conheçam o projeto pedagógico e o regimento da escola. Assim, podem definir se a instituição propicia a formação que desejam para seus filhos — conta Urmersbach.
Prova Brasil ajuda na escolha de escola pública
Em muitos casos, os pais não têm condições financeiras de escolher a melhor escola. Mas até dentro de um universo com menos alternativas, a orientação de avaliar o projeto é válida, pois todas as instituições têm o documento.
Outra dica para conhecer a qualidade do ensino nas instituições públicas é consultar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste link, e buscar o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Lá, é possível saber qual avaliação que o colégio recebe da Prova Brasil, instrumento que serve para avaliar o rendimento das escolas.
Saiba escolher a melhor escola
Especialista em educação, a professora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Bettina Steren dos Santos, destaca os principais aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher uma instituição. Confira abaixo as principais dicas.
Proposta pedagógica
O projeto pedagógico de um colégio é o mais importante para a escolha. A partir dela é que a escola tomará suas decisões. O documento revela a missão e os valores da instituição e, por isso, também mapeia quais as ações que serão praticadas no cotidiano.
Corpo docente
São os professores que atuam diretamente com os estudantes e isso lhes proporciona um poder de transformar a aula em um espaço democrático de aprendizagem e num ambiente de transmissão de conteúdos. Essa proximidade faz toda diferença e está diretamente relacionado com a proposta pedagógica.
Avaliação
A avaliação deve servir como diagnóstico e acompanhamento dos estudantes. Ela deve ser contínua e acompanhar os processos desenvolvidos pelos alunos. É de extrema importância que a avaliação dos jovens seja realizada integralmente e que leve em consideração as habilidades sociais, emocionais e os aspectos cognitivos.
Atividades extracurriculares
Complementam a formação integral do estudante e são muito aproveitadas nos dias atuais. Pode até ser um espaço importante para o desenvolvimento infantil, mas sem exageros, pois as crianças também precisam ficar em casa e brincar.
Infraestrutura
Não é determinante para a qualidade de uma escola nem para escolha dos pais, porém ajuda nos processos de desenvolvimento. A criança precisa brincar ao ar livre, por exemplo. Se a escola não tem um espaço assim, pode afetar negativamente os estudantes.