Por Rosane Rodriguez, vice-diretora do Colégio João XXIII
A educação nos convoca a refletir sobre o que emerge do cotidiano das instituições educativas. Que espaço é esse que, ao invés de trazer a tranquilidade e a segurança, tem gerado tanta turbulência? Os contornos dos saberes escolares se romperam, e os conteúdos tão "seguros" são questionados tanto em sua relevância quanto na forma como são ensinados e aprendidos. As perguntas já não são mais as mesmas para este mundo tão complexo, e se faz necessário criar outras.
A sala de aula ganha diferentes formatos, e surgem espaços de circulação e de diálogos. É exatamente nesse espaço de circulação e diálogo que transitam as divergências e os conflitos. Este é o espaço do aprender. Enxergar as divergências como caminhos para aprendizagens, que necessitam ser intencionalmente trabalhadas, é elevar o nível de qualidade do que fazemos na esfera educacional. Não há educação sem que o desejo de um esbarre no desejo do outro; o conhecimento de um, na verdade do outro. A integração da história pessoal com a coletiva é feita de tensões entre entusiasmos, desejos e frustrações; entre o que nos aproxima e o que nos afasta. A escola tem se ocupado desse conteúdo relacional, de modo que esta talvez seja a nossa mais desafiadora aprendizagem enquanto seres que compartilham espaços comuns: o encontro respeitoso das múltiplas vozes.
Os professores também estão aprendendo novas habilidades em sua profissão; entre elas, as de mediar conflitos, incentivar criatividades e elaborar soluções conjuntas. Assim, não há mais espaço para o professor solitário em sala de aula nem para disciplinas estanques. Ao professor, já não lhe basta apresentar as informações: é preciso confrontá-las, transformá-las e trazê-las para o campo do bem coletivo.
Certamente a educação não só é o espaço das tensões, mas é também o espaço do reencantamento, do encontro, da escuta, da comemoração, do possível, do inusitado, do fazer junto... Aliás, é isto que esperamos de uma comunidade educativa: que trabalhe de maneira articulada, agregando saberes diferentes, desenvolvendo potencialidades e zelando pela ética.