A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira (13) a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2020. As novidades em relação à última edição são: Bagagem, de Adélia Prado, o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, e Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva.
As novas obras obrigatórias se juntam às oito leituras do vestibular anterior que permanecem nesta edição: seleção de poemas de Florbela Espanca, Papéis Avulsos, de Machado de Assis, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, Hamlet, de William Shakespeare, A Máquina de Fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe, Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, Diário da Queda, de Michel Laub, e o álbum Elis & Tom, de 1974.
A cada concurso, a UFRGS renova a listagem com a inserção de quatro títulos e a exclusão de outros quatro. Deixaram a relação este ano: O Continente, de Erico Verissimo, Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.