O município de São Gabriel, na Fronteira Oeste, tem quatro escolas com aulas suspensas após casos da infecção-viral mão-pé-boca. Até a próxima segunda-feira (27), estão fechadas as creches Vó Edi, Vó Severina e Menino Jesus – Caic, além da escola de Ensino Fundamental José Ferreira da Fonseca Lima.
Segundo a secretária de Educação, Branca Wiesel, são pelo menos 50 crianças que apresentaram casos da doença nas quatro escolas. Os casos foram descobertos na sexta-feira da semana passada (17), quando foi iniciado o processo de higienização nos colégios. A infecção viral mão-pé-boca, que causa feridas na boca e nos membros, é transmitida, como as demais viroses, por tosse e saliva, e atinge principalmente crianças.
As escolas do município receberam cartilhas com dicas de higienização. A orientação é lavar as mãos para evitar o contágio. Caso os sintomas apareçam, os pais devem informar a escola e levar os filhos para consulta médica.
Estes são os primeiros casos neste ano em São Gabriel. Em Santa Maria, 14 escolas tiveram aulas suspensas entre março e abril pelo mesmo motivo. Também houve casos em Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Faxinal do Soturno e Ivorá.