As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para os moradores do Rio Grande do Sul terminam nesta sexta-feira (21). O prazo para estudantes gaúchos foi estendido em razão da situação de calamidade pública que atingiu o Estado em maio.
Desde domingo (16), as inscrições foram reabertas online e devem ser feitas por meio da Página do Participante, com o login único no portal do governo federal do Gov.br. Os participantes também podem solicitar tratamento pelo nome social (se for o caso) e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência.
No período regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 259 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul.
Todos os moradores do RS têm direito a fazer a prova gratuitamente, porque o governo federal isentou este público do pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, devido à enchente. As provas objetivas e a redação serão aplicadas em todos os Estados e no Distrito Federal nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10. O Ministério da Educação (MEC) avalia a necessidade de aplicação das provas no Rio Grande do Sul em uma nova data.
O edital do Enem 2024 determinou que, no primeiro dia de provas, serão aplicadas as de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. E o participante responderá a questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo e último dia do Enem, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. A aplicação terá cinco horas de duração.
Enem
Criado em 1998, o Enem avalia o nível de conhecimento dos estudantes no fim do 3º do Ensino Médio, que corresponde ao fim da educação básica no Brasil. O exame é considerado a principal forma de conseguir uma vaga no Ensino Superior.