Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.
O Inep prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:
- Matriculados na 3ª série do Ensino Médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
- Estudante que cursou todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico
Saiba como solicitar a isenção
Para solicitar a isenção é preciso entrar na Página do Participante utilizando o login único do Gov.br, informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.
Cronograma do Enem 2024:
Segundo o edital, no dia 13 de maio os candidatos contemplados serão conhecidos, com possibilidade de apresentação de recurso aos não selecionados até o dia 17 de maio. No dia 24 do mesmo mês, o resultado dos recursos será divulgado. Em 2023, a taxa de inscrição do exame foi fixada em R$ 85.
- Solicitação de isenção da taxa/justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 13 de maio
- Período de recursos: de 13 a 17 de maio
- Resultado dos recursos: 24 de maio