O Ministério da Educação (MEC) admitiu, nesta sexta-feira (2), que os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados de maneira “indevida” na manhã de terça-feira (30). Ficaram no ar durante 25 minutos as listas incorretas que não haviam sido homologadas, conforme a pasta informou à reportagem de GZH.
"O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada” declarou o MEC em nota. A pasta ainda não verificou o motivo do problema. Em seguida, a página do Sisu saiu do ar. O resultado oficial foi divulgado na tarde de quarta-feira (31).
Candidatos que chegaram a comemorar a aprovação na universidade na terça-feira descobriram que "perderam" a vaga, conforme apuração do g1. A pasta não respondeu se algo será feito para reparar a frustração desses alunos, disse apenas que eles, como todos os que não foram aprovados, podem manifestar interesse em participar da lista de espera até 7 de fevereiro.
Confira a nota do MEC na íntegra
1. Os resultados do Sisu 2024 estão disponíveis. As matrículas começam hoje e vão até o dia 7 de fevereiro.
2. O sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados.
3. O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada.
4. Mais de 2 milhões de estudantes disputam 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação nas instituições públicas participantes do Sisu. As listas de espera valerão para todo o ano.
5. Candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 7 de fevereiro.