Um dos momentos mais temidos por estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a redação. Neste ano, a aplicação será no dia 5 de novembro, no primeiro dos dois domingos de prova. Ainda que não se saiba o tema com antecedência, apresentado somente na hora do exame, os cursos preparatórios apostam nos chamados “temas quentes”, que podem ser estudados pelos candidatos menos desavisados.
Um dos palpites do professor do cursinho pré-vestibular Meta, Leonardo Porzio, o Dado, é o eixo temático que aborde questões ligadas ao meio ambiente, que não é assunto nas redações do Enem desde 2009.
— Os desafios para novas fontes de energia renovável, aumento dos índices de desastres naturais e suas implicações e crise hídrica — enumera.
No ano passado, o foco da prova girou em torno dos povos tradicionais do Brasil. Outra aposta para o exame, segundo Dado, os grupos sociais estigmatizados, como os idosos. A busca de valorização desta população, etarismo e alfabetização digital nesta faixa etária também são possibilidades.
— Para 2023, não podemos descartar, ainda, temas sobre fobia contra a população LGBT+ e arquitetura hostil que afasta moradores de rua — acrescenta Dado.
Com a experiência de quem já tirou nota mil na redação do Enem, Gabriel Borges, professor do curso online MeSalva!, também acredita que os candidatos poderão escrever sobre o contexto dos idosos no Brasil na prova deste ano.
— É um tema cada vez mais em voga por conta do aumento da expectativa de vida, mudança da pirâmide etária e todos os desafios que esta população vem enfrentando e ainda vai enfrentar — arriscou o professor, lembrando que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetou um a cada quatro brasileiros com mais 65 anos até 2060.
Dicas para ir bem na redação do Enem
Começar a prova do Enem pala redação. Os dois professores citam esse procedimento para ter um desenvolvimento mais tranquilo no dia 5 de novembro, que terá, ainda questões de Ciência Humanas e Linguagens e Códigos.
— O ideal é começar pelo planejamento da redação e a primeira versão do rascunho, levando em torno de 40 a 45 minutos para isso — sugere Dado.
O professor destaca a importância do repertório sociocultural do candidato, que deve utilizar a intertextualidade para demonstrar este recurso na sua redação.
— Um primeiro intertexto para apresentar o tema, na introdução, e outros dois para sustentar o argumento nos parágrafos seguintes. Existem intertextos coringas, que servem para vários temas, como o conceito da “instituição zumbi” do (sociólogo Zygmunt) Bauman ou o conceito de “globalização perversa” do geógrafo Milton Santos — exemplifica.
Os métodos que ajudaram Gabriel Borges a alcançar ótimo resultado em 2021 são compartilhados por ele para auxiliar os alunos.
— Conheça os critérios mais importantes no Enem, é essencial porque essa prova tem características específicas. E, para a hora da prova, é preciso ler com muita atenção os textos motivadores, para uma abordagem completa. Tente lembrar de colocar as palavras do tema cobradas pela banca logo na introdução para evitar qualquer tangência — aconselha Borges.
Ler redações nota mil é outra dica de Dado e Borges.
Orientações gerais
O Enem exige uma construção de, no mínimo, sete linhas e, no máximo 30, em formato dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto. Nele, o candidato deve defender um ponto de vista com argumentos consistentes e coerentes e apresentar uma proposta de intervenção.
O participante receberá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total, que pode chegar a mil pontos.
Os critérios de avaliação, descritos na Cartilha do Participante - A Redação do Enem 2023 são:
- Competência 1- demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Competência 2- compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
- Competência 3- selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Competência 4- demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Competência 5- elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
A nota pode ser zerada em alguns casos, confira:
- Fuga total ao tema
- Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo
- Extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 linhas escritas no sistema Braille
- Cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
- Desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda)
- Números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda)
- Parte deliberadamente desconectada do tema proposto
- Impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto
- Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante
- Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira
- Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho
- Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes