A realização do evento Crie o Impossível no Rio Grande do Sul foi confirmada pela ONG Embaixadores da Educação nesta sexta-feira (18), em coletiva de imprensa na Arena do Grêmio. Uma aula aberta será realizada em 21 de novembro, no Estádio Beira-Rio.
O projeto vai contar com a mobilização do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, da Arena do Grêmio, do Sport Club Internacional e da Brio, em prol da reconstrução do ensino público após a enchente que atingiu severamente o Estado.
O objetivo é inspirar 10 mil alunos do Ensino Médio que estarão no estádio, além de outros estudantes da rede pública que assistirão à transmissão ao vivo em suas escolas. Personalidades convidadas vão compartilhar experiências e inspirar os jovens a usar a educação como principal ferramenta para alcançar seus objetivos.
O projeto busca dar oportunidade e empoderar os estudantes. Trata-se de uma aula de vida para que os jovens possam voltar a acreditar em si mesmos e no próprio futuro, explicou Guilhermina Alves, CEO da ONG Embaixadores da Educação:
— Não adianta formar ele (o aluno) para ser empreendedor, passar no vestibular, ser médico, criar todos esses projetos se, antes disso, esse aluno não sonha. Se ele não acredita, não vai se inscrever. Nasceu a ideia de fazer um dia que fosse o mais inspirador da vida do aluno da escola pública, que pudesse recuperar sua esperança, abrir perspectivas, mostrar referências positivas.
Em sua 5ª edição, o evento seria realizado inicialmente em São Paulo. Contudo, como a enchente atingiu diversas escolas públicas gaúchas, a ONG decidiu transferir novamente para o RS – o Estado recebeu a última edição, em 2022.
Para ajudar a fortalecer a retomada das instituições, a ONG realizou pesquisas, escutas e visitas a escolas, com o intuito de identificar as dificuldades enfrentadas após a tragédia climática.
Diferentes frentes
O Crie O Impossível pelo Rio Grande do Sul já vem realizando iniciativas como aulas de reforço escolar online e caravanas com atividades presenciais. Ainda estão previstas doações de kits de conectividade, para acesso à internet.
Porém, para que todas as ações se concretizem, ainda são necessários recursos, frisou Guilhermina.
O evento será pensado para a realidade dos jovens que além da escola, perderam, em muitos casos, suas residências. Por isso, terá uma temática voltada ao recomeço e a como se reerguer.
— O impacto de um pós-trauma é muito forte. Acredito que o evento vai ter um alcance muito poderoso de trazer uma bomba de ânimo. Será muito sobre histórias reais, pessoas que viveram momentos muito desafiadores — apontou.
Os nomes dos palestrantes serão divulgados próximo da realização, mas a CEO da ONG adiantou a participação de Leonard Farah, bombeiro que liderou resgates nas tragédias de Brumadinho e Mariana.
— Queremos passar uma mensagem muito forte sobre não desistir de estudar, da escola, da vida. E só motivar não adianta, por isso, estamos fazendo uma série de ações pelo RS e não só o evento em si — afirma Guilhermina.
O Ensino Médio é o período no qual o maior número de alunos desiste, motivo pelo qual é o enfoque do projeto, esclareceu Guilhermina. O desafio, portanto, é combater a evasão escolar.
— Esta é a mais importante de todas as edições do Crie o Impossível. Se é sobre abrir perspectivas, trazer esperança e despertar sonhos, em um cenário em que nunca se viu tanto aluno, professor e diretor desanimado, nunca foi tão importante — ressaltou.
Ações com dupla Gre-Nal
Devido à complexidade da tarefa de montar um evento de grandes proporções em pouco tempo, a ONG convidou Grêmio, Inter e os respectivos estádios a se juntarem à iniciativa, utilizando o poder do futebol e da paixão para trazer visibilidade à causa.
Para isso, no Gre-Nal deste sábado (19), os dois times usarão camisas com símbolos do projeto, que serão leiloadas junto a outros itens e experiências. O público também vai ser incentivado a fazer doações de qualquer valor para a ONG durante o jogo.
É preciso acreditar em sonhos e ajudar os jovens a realizá-los, pois são o futuro do Estado, destacou Giovane Zanardo, CEO do Inter, na coletiva de imprensa. O projeto é um alicerce fundamental para dar oportunidades, ressaltou:
— Acreditamos que a educação é o veículo para transformar nossa sociedade. É por aí que se pode atingir o objetivo de evolução e melhora da qualidade de vida. E o esporte tem uma conexão muito grande com o processo educacional.
O projeto também tem tudo a ver com o que o Grêmio pensa, conforme Márcio Ramos, CEO do Grêmio. Ele citou a atuação do Instituto Geração Tricolor, que trabalha com jovens da região.
— É possível ser alguém, para isso, precisa de educação. Passam as eleições e ninguém mais fala em educação. Não existe um sonho viável sem educação. Temos que fazer essa mensagem chegar nas escolas, para todos os alunos — apontou.
As ações do projeto são impactantes nas vidas dos jovens, destacou Paulo Pinheiro, CEO da Brio, que quer engajar toda a sociedade gaúcha:
— Estamos dando um exemplo de como o engajamento movimenta ideias, ideais, e que isso esteja acima de qualquer outra coisa.
Mauro Araújo, presidente da Arena do Grêmio, destacou a necessidade do apoio de todos – classificando como “dever e obrigação” dos cidadãos.
— É muito bacana estar sentado aqui ao lado do Grêmio e do Internacional, juntando esforços para poder levar adiante essa causa — completou.
Doações
Qualquer pessoa ou empresa pode fazer doações à causa. Mais detalhes sobre como ajudar podem ser conferidos neste site.
O Grupo RBS, parceiro da primeira edição gaúcha do Crie O Impossível, em 2022, segue como apoiador da iniciativa.